Enquete
Fechar
Enquetes anteriores

Poder Judiciário de Mato Grosso

 
Notícias

04.11.2015 13:11

Justiça Comunitária faz mais de 5 mil atendimentos
Compartilhe
Tamanho do texto:
O Mutirão da Justiça Comunitária - Programa do Tribunal de Justiça de Mato Grosso - realizado no dia 17 de outubro, no município de Santo Antonio de Leverger (34 km ao sul de Cuiabá), realizou 5.656 atendimentos ao público, nas mais diversas áreas. Foram ofertados mais de 50 tipos de serviços pelos parceiros do programa, tudo sem nenhum custo para o cidadão.
 
Durante o mutirão foram feitas orientações jurídicas, atendimentos médico, dentário e oftalmológico, corte de cabelo, oficinas, maquiagem, confecção de documentos, cartão SUS e carteira de trabalho, além de doação de mudas de plantas nativas e 11 diferentes tipos de palestras.
 
 
Só os agentes comunitários, que prestam orientações voltadas para a área jurídica, fizeram 1.997 atendimentos. A Defensoria Pública 110, o Judiciário Volante Ambiental mil atendimentos, a Secretaria de Estado de Assistência Social 443 e a Associação Mato-grossense de Pesquisa e Apoio à Adoção (Ampara) outros 100.
 
A área de saúde foi uma das mais procuradas. Ao todo foram distribuídos 500 kits odontológicos, 126 atendimentos na área de oftalmologia, 49 de odontologia, além disso, 31 pessoas fizeram teste de glicemia, 52 aferiram a pressão e 30 retiraram o cartão SUS.
 
Ações que são desenvolvidas pelo Tribunal de Justiça, como o programa Bem Viver e trabalhos realizados pela Comissão Estadual Judiciária de Adoção (Ceja), Coordenadoria Estadual da Mulher em Situação de Violência Doméstica e Familiar (Cemulher) e da Coordenadoria da Infância e Juventude (CIJ), também foram levadas para o mutirão. “Hoje todos trabalham em sintonia em busca de um objetivo maior, que é atender a população mais carente”, destacou o coordenador do programa, juiz José Antonio Bezerra Filho.
 
Conforme ele explicou, os mais de cinco mil atendimentos realizados durante o mutirão são “resultado de um compromisso que assumimos com atual gestão de ampliar o trabalho da Justiça Comunitária. Os bons resultados devem-se às parcerias firmadas. As instituições voluntárias acreditaram no projeto, viram que é uma proposta diferente e os frutos estão sendo colhidos, com mais de cinco mil atendimentos só em Santo Antônio de Leverger ”.
 
A próxima etapa da Justiça Comunitária é expandir o programa para outras comarcas do interior do Estado. Neste mês de novembro três unidades judiciárias passam a contar com o projeto. A primeira a receber o programa é a Comarca de Sorriso (420 km ao Norte), no dia 6. Depois será a vez da Comarca de Barra do Garças (509 km a Leste), onde o Justiça Comunitária passará a funcionar a partir do dia 23. Na sequência, o programa será instalado na Comarca de Jaciara (144 km ao Sul de Cuiabá), no dia 30.
 
Leia outras matérias sobre o assunto:
 
Justiça Comunitária será instalada em 3 comarcas
 
Leverger recebe mutirão da Justiça Comunitária
 
 
Justiça Comunitária vai a Santo Antônio no dia 17
 
 
Justiça Comunitária oferecerá mais de 50 serviços
 
 
Justiça Comunitária chegará a Barra do Garças
 
 
Janã Pinheiro
Coordenadoria de Comunicação do TJMT
imprensa@tjmt.jus.br
(65) 3617-3393/3394/3409