Enquete
Fechar
Enquetes anteriores

Poder Judiciário de Mato Grosso

 
Notícias

06.10.2015 15:15

Justiça Comunitária chegará a Barra do Garças
Compartilhe
Tamanho do texto:
O programa Justiça Comunitária chega a mais um município de Mato Grosso. Desta vez, a visita do coordenador estadual da iniciativa, juiz José Antonio Bezerra Filho, ocorreu na Comarca de Barra do Garças (509 km a leste de Cuiabá), na última sexta-feira (2 de outubro). A reunião foi realizada com o juiz diretor do foro, Bruno D’Oliveira Marques, e também com o juiz coordenador do Centro Judiciário de Solução de Conflitos e Cidadania (Cejusc) da cidade, Michel Lotfi Rocha da Silva, além dos demais magistrados. Esta ação atende a uma das metas definidas pela atual gestão da Justiça Comunitária de expandir os postos de atendimento para pelo menos três comarcas ainda este ano.
 
De acordo com o juiz coordenador da Justiça Comunitária, a reunião foi fantástica. Na oportunidade, ele explanou aos presentes sobre as ações desenvolvidas pelo programa, bem como seu funcionamento. “Fizemos o realinhamento de todas as ações e os juízes ficaram muito motivados”, disse.
 
O foco das ações nesta região, conforme informou José Antonio, será nos municípios circunvizinhos a Barra do Garças, que são mais carentes de serviços e de outros atendimentos, como General Carneiro, Torixoréu, Ribeirãozinho, entre outros. Para isso, já foi acertada a contratação de três agentes comunitários para atender essa demanda. “O doutor Bruno encampou as ideias e já estamos no procedimento do recolhimento de dados dessas localidades. Antes do Natal pretendemos realizar serviços nesta região”, acrescentou.
 
Segundo informou a gestora da Justiça Comunitária, Tatiane Guerra, também foram tratadas questões como estratégia de implantação e políticas de funcionamento do posto em Barra do Garças. “A data para a inauguração deve ser definida nas próximas semanas”, adiantou.
 
No último dia 18 de setembro o juiz José Antonio Bezerra Filho esteve no município de Sorriso (420 km ao norte de Cuiabá), juntamente com o juiz diretor do Foro, Anderson Candiotto, para expandir para aquela localidade o programa Justiça Comunitária. Já foi feito também contato com o juiz Francisco Ney Gaíva, na Terceira Vara da Comarca de Jaciara (144 km ao sul), para uma reunião para tratar também sobre a ampliação dos postos.
 
O programa Justiça Comunitária tem o objetivo de levar cidadania à população por meio de orientações jurídicas e serviços de saúde e educação, como atendimento odontológico e jurídico, emissão de cartão do Sistema Único de Saúde (SUS) e vacinação. Outra vertente são os atendimentos semanais que ocorrem regularmente aos sábados nos postos da Justiça Comunitária nos bairros.
 

Leia mais sobre o assunto:
 
Justiça Comunitária será expandida para Sorriso
 
Mutirão leva serviços ao bairro Altos da Glória
 
Coordenador do Justiça Comunitária visita Chapada
 
Justiça Comunitária faz ação na Praça Ipiranga

 
Dani Cunha
Coordenadoria de Comunicação do TJMT
imprensa@tjmt.jus.br
(65) 3617-3394/3409