Enquete
Fechar
Enquetes anteriores

Poder Judiciário de Mato Grosso

 
Notícias

13.11.2015 10:54

Mutirão Dpvat consegue 90% de acordos
Compartilhe
Tamanho do texto:
O Mutirão Dpvat, que iniciou na segunda-feira (9 de novembro) e termina nesta sexta-feira (13 de novembro), tem conseguido 90% de acordos, mostrando que a política da pacificação social está sendo cada vez mais disseminada entre a população.
 
 
Nos três primeiros dias do mutirão foram negociados R$ 845 mil, pagos a 161 acordos firmados, de um total de 172 atendimentos.
 
“Felizmente estamos mantendo a média de acordos dos mutirões anteriores, superando os 90%. Estamos ofertando mais uma vez esse serviço à população, que já tem procurado espontaneamente a conciliação para resolver suas demandas. Tanto as partes quanto os advogados têm buscado a mesa de negociação em busca de um acordo, que é bom para os dois lados”, destaca a coordenadora da Central de Conciliação e Mediação de Cuiabá, juíza Adair Julieta da Silva.
 
Entre as pessoas que procuraram o mutirão para receber o Seguro Dpvat está o marceneiro Demarildo Neto da Silva, morador do município de Poconé, que sofreu um acidente de moto há um ano e meio.
 
“Saio daqui satisfeito. Achei que ia ser muito demorado, mas não foi. Tudo muito prático. Passei pela perícia aqui mesmo e em seguida já fui para a sala de conciliação fazer o acordo. São 11 horas da manhã e já estou com tudo resolvido. E eu que pensava que ia ficar até sem almoço esperando (rs...)”, comemora Demarildo, que vai utilizar o dinheiro do seguro para fazer uma cirurgia no pé afetado pelo acidente.
 
Quem também veio para Cuiabá em busca da conciliação foi o aposentado Agemiro Alves Rodrigo, que foi atropelado em maio deste ano no município de Primavera do Leste.
 
“Eu estava de bicicleta quando um caminhão bateu em mim e me jogou contra outro caminhão. Fiquei muito machucado, com problemas na perna e na coluna. Hoje só consigo andar com o apoio de muletas. Sinto muitas dores e dificuldade de caminhar.”
 
O aposentado diz que ficou surpreso em encontrar tudo em um só lugar. “Não pensei que seria assim. Fui atendido, fiz a perícia, tudo muito prático. Eu gostei muito, porque andar de um lado para o outro com muletas não é fácil. Para a gente que mora no interior vir para a capital e conseguir ser atendido assim com rapidez é muito bom.”
 
O eletricista Genésio de Souza, também morador de Primavera do Leste, sofreu um acidente de moto em junho de 2014. “Um ferro entrou no meu pé e tenho dificuldades para andar até hoje. Não consigo nem trabalhar. Esse seguro vai me ajudar muito no tratamento. Achei muito bom ter tudo em um só lugar. Para nós que não moramos em Cuiabá é difícil ficar andando de um lado para o outro, porque não conhecemos as coisas.”
 
Com os mutirões e a busca cada vez maior da população pela conciliação, os processos envolvendo o Seguro Dpvat, que antes se arrastavam na Justiça por um longo período, agora são resolvidos em um curto espaço de tempo. Alguns processos que estão neste mutirão são de agosto deste ano.
 
“O jurisdicionado quando procura a Justiça, por meio desses mutirões, tem um atendimento bem mais célere, e por conseqüência também o arquivamento do processo. A instalação dos Centros Judiciários é uma forma de aproximar o cidadão do Judiciário. Isso mostra a preocupação do Judiciário em resolver o conflito de forma rápida e pacífica”, ressalta a juíza Adair Julieta.
 
No termo de conciliação, assinado pelas partes, consta um prazo de 20 dias, após a homologação do acordo, para que a seguradora efetue o depósito do seguro, sob pena de multa.
 
Leia mais sobre o tema:
 
Central realiza mutirão Dpvat esta semana
 
Ainda é possível participar da Semana Nacional
 
Regularização de calçadas obtém 95% de acordos
 
 
Janã Pinheiro
Coordenadoria de Comunicação do TJMT
imprensa@tjmt.jus.br
(65) 3617-3394/3409