Enquete
Fechar
Enquetes anteriores

Poder Judiciário de Mato Grosso

 
Notícias

14.10.2015 08:14

Justiça Comunitária vai a Santo Antônio no dia 17
Compartilhe
Tamanho do texto:
O Programa Justiça Comunitária, do Tribunal de Justiça de Mato Grosso (TJMT), vai levar cidadania à população de Santo Antônio de Leverger (34 km ao sul de Cuiabá), no próximo dia 17 de outubro. Das 8h às 13h, os cidadãos vão receber diversos serviços na Escola Estadual Leônidas Matos, como cortes de cabelo, palestras, confecção de documentos, orientação jurídica, dentista, sessões de conciliação e mediação, oficinas, entre outros.
 
A grande surpresa desta sexta edição de 2015 fica por conta da inclusão de três novos parceiros, o Seguro Dpvat, o MT Fomento e um médico oftalmologista. “A população estava pedindo por esses serviços e por isso entramos em contato com as instituições propondo a parceria. Além de termos incluídos todos os programas do Tribunal de Justiça, fizemos parcerias com o Estado, municípios e diversas instituições. Hoje, o Justiça Comunitária oferece mais de 54 serviços à população durante os mutirões. Na última edição, em Barra do Garças, foram registrados 4.026 atendimentos”, explicou o coordenador estadual da Justiça Comunitária, juiz José Antonio Bezerra Filho.
 
O juiz destacou ainda que a escolha das localidades está sendo feita de acordo com a distância e a necessidade de cada comunidade. “A escolha dos locais é um fator importante do programa e tem dignificado a ação e fortalecido os laços entre os parceiros. É uma grande rede de responsabilidade. Por isso, convido toda a comunidade para comparecer ao mutirão. Nossa intenção é manter a média de cinco mil atendimentos”, acrescentou.
 
Outra inovação do Justiça Comunitária será a uniformização da equipe de voluntários. “Como o programa foi ficando maior, surgiu a necessidade de uniformizar os trabalhadores para facilitar a identificação pelo público e pela organização. Para isso, fizemos uma parceria com o Sicoob Credijud, que vai nos doar camisetas para os agentes comunitários e coletes para os demais. Hoje temos de 150 a 200 pessoas trabalhando no mutirão”, acrescentou o coordenador.
 
O Justiça Comunitária ainda une as ações individualizadas que são realizadas dentro do Tribunal de Justiça, como as ações do Bem Viver, da Comissão Estadual Judiciária de Adoção (Ceja), do Juizado Volante Ambiental (Juvam), da Coordenadoria Estadual da Mulher em Situação de Violência Doméstica e Familiar (Cemulher) e da Coordenadoria da Infância e Juventude (CIJ). “Hoje todos trabalham em sintonia em busca de um objetivo maior, que é atender a população mais carente”, salientou Antonio Bezerra.
 
Também são parceiros do programa: Ouvidoria, Programa Pai Presente, Polícias Militar e Civil, Núcleo de Práticas Jurídicas da Faculdade Unic (Unijuris), Secretaria Municipal de Saúde, Secretaria Municipal de Desenvolvimento Rural, Secretaria Municipal de Educação, Secretarias de Estado de Trabalho e Assistência Social (Setas) e de Justiça e Direitos Humanos (Sejudh), Defensoria Pública, Procon-MT, Secretaria Municipal de Assistência Social, Centro de Referência de Assistência Social (CRAS), e Igreja Adventista do 7º Dia. Confira AQUI a lista completa.
 
A próxima edição do Justiça Comunitária será realiza na comunidade do Engordador, em Várzea Grande.
 
Saiba mais:
 
Justiça Comunitária chegará a Barra do Garças
 
Mutirão leva serviços ao bairro Altos da Glória
 
Mutirão beneficia população de Livramento
  
Guia recebe mutirão da Justiça Comunitária
  
 
Mariana Vianna
Coordenadoria de Comunicação do TJMT
imprensa@tjmt.jus.br
(65) 3617-3393/3394/3409