Enquete
Fechar
Enquetes anteriores

Poder Judiciário de Mato Grosso

 
Notícias

08.01.2009 09:26

Central de Conciliação designa audiências
Compartilhe
Tamanho do texto:
Central de Conciliação de Precatórios designa 37 audiências em janeiro
 
             A Central de Conciliação de Precatórios Requisitórios do Tribunal de Justiça de Mato Grosso inicia o ano de 2009 com uma extensa programação de audiências marcadas para o mês de janeiro. Até agora, 37 audiências de conciliação envolvendo entes públicos devedores e partes credoras já foram designadas. Todas serão realizadas com intermédio do juiz conciliador Onivaldo Budny, nas dependências da central, instalada no edifício-sede do TJMT.
 
           As quatro primeiras audiências do ano serão realizadas na próxima quarta-feira (14 de janeiro), tendo como partes cidadãos credores e também o município de Cáceres, o Estado de Mato Grosso – que será parte em duas audiências - e a Universidade do Estado de Mato Grosso.
 
           Já nos dias 19 e 20, todas as nove audiências de conciliação marcadas terão como uma das partes o município de Várzea Grande, que em dezembro último aderiu ao Protocolo de Intenções de Pagamento proposto pela Central de Conciliação do TJMT. O prefeito de Várzea Grande, Murilo Domingos, optou pela adesão ao protocolo, no qual ficou acertado o pagamento de R$ 2,4 milhões, apenas em 2009. Já ficou definida também a quantia a ser repassada pelo município em 2010, 2011 e 2012: R$ 3,3 milhões, 3,7 milhões e 4,1 milhões, respectivamente.
 
           Segundo o juiz conciliador, a adesão dos municípios devedores ao Protocolo de Intenção de Pagamento proposto pelo Judiciário Estadual representa o resgate da esperança dos cidadãos detentores de um precatório, que passam a ter perspectivas verdadeiras de receber o recurso a que tem direito. Para os entes devedores, também há vantagens, pois há possibilidade de negociar o valor da dívida, obtendo descontos significativos, além de parcelamento.
 
          Para o mês de fevereiro, já foram designadas, por enquanto, quatro audiências de conciliação, tendo como partes devedoras aptas a negociar a dívida o Estado de Mato Grosso e o município de Chapada dos Guimarães.
 
DÍVIDA - Precatórios são dívidas do Estado, autarquias ou municípios, cujo pagamento foi determinado por decisão judicial na qual não cabem mais recursos. Existem basicamente dois tipos de precatórios: créditos de natureza alimentícia (salários, questões previdenciárias de servidores públicos, indenizações a pessoas físicas) e não alimentícia (danos patrimoniais como desapropriações, indenizações contratuais e outros).
 
            Veja outras notícias correlatas:

Prefeitura de Poconé quita dívida com cidadão credor
 
Interesses coletivos devem sempre prevalecer sobre os individuais
 
 
Central viabiliza propulsão na lista de pagamentos de precatórios
 
Central de Precatórios apresenta resultados expressivos em um ano
 

Coordenadoria de Comunicação do TJMT
imprensa@tj.mt.gov.br
(65) 3617-3394/3617-3393

Poder Judiciário de Mato Grosso
Importante para cidadania. Importante para você