Enquete
Fechar
Enquetes anteriores

Poder Judiciário de Mato Grosso

 
Notícias

27.11.2018 11:56

Comarca de Tangará promove Círculos de Paz
Compartilhe
Tamanho do texto:
A Comarca de Tangará da Serra (239 km a médio norte de Cuiabá) realizou de 21 a 23 de novembro os primeiros Círculos de Construção de Paz no município. Os encontros foram realizados em quatro lugares diferentes, atendendo mais de 80 pessoas.
 
Organizados pelo Centro Judiciário de Solução de Conflitos e Cidadania (Cejusc) local, os círculos tiveram o apoio e acompanhamento das orientadoras do Núcleo Gestor de Justiça Restaurativa (Nugjur) do Tribunal de Justiça do Estado do Mato Grosso (TJMT), Ana Teresa Pereira Luz e Roseli Barreto Coelho Saldanha.
 
Segundo o gestor judiciário do Cejusc de Tangará, Nivaldo Lima, após participarem do curso realizado no mês de outubro deste ano, as equipes de profissionais da rede de proteção à criança e adolescente e da rede estadual de educação do município demonstraram interesse em serem multiplicadores dos Círculos de Construção de Paz.
 
“Nesta segunda etapa, estes voluntários atuaram como facilitadores e juntamente com as orientadoras realizaram Círculos de Construção de Paz com os coordenadores e professores de escolas estaduais, com profissionais da rede de proteção à riança e adolescente, além de menores em conflito com a lei e pessoas da casa de idosos de Tangará da Serra. A intenção é que o trabalho realizado sob as diretrizes do Núcleo Permanente de Métodos Consensuais de Solução de Conflitos (Nupemec) e do Nugjur se expanda,” explicou o gestor.
 
Para a instrutora Ana Teresa Pereira Luz esta etapa de trabalho foi muito positiva. “Saio daqui muito entusiasmada com tudo o que vi e acompanhei. A Comarca está de parabéns por contar com equipes de facilitadores muito competentes e extremamente comprometidos com a realização dos Círculos,” destacou.
 
A juíza Leilamar Aparecida Rodrigues, coordenadora do Cejusc de Tangará da Serra pontua que o método não se aplica apenas para a solução de conflitos, mas que também é uma ferramenta de aproximação das pessoas e agradeceu a todos os participantes. “A realização dos primeiros círculos aqui na cidade foi uma experiência maravilhosa e de muito aprendizado para todos, fruto de empenho e doação. Destaco a disposição da equipe que voluntariamente, com muito compromisso dedica o melhor de si em favor dessa grande causa. Sou muito grata a todos e vamos seguir trabalhando no sentido de disponibilizar para a sociedade esta importante ferramenta de pacificação social,” disse a magistrada.
 
Círculos de Construção de Paz - A metodologia é feita por meio de uma roda de conversa, onde todos ficam em mesmo nível de igualdade, dando vez e voz para cada um falar das coisas que vêm do seu coração, de si mesmo. Não são determinadas questões relativas à racionalização. É uma forma de dar o poder de fala àqueles que integram o Círculo de Construção de Paz e o reflexo prático é a convivência de forma mais harmoniosa, com resultados positivos.
 
Leia mais
Círculo de Paz é realizado com estudantes do IFMT
 
Círculos de Paz melhoram ambiente escolar
 
 
Cleci Pavlack
Coordenadoria de Comunicação do TJMT
imprensa@tjmt.jus.br
(65) 3617-3393/3394/3409