Enquete
Fechar
Enquetes anteriores

Poder Judiciário de Mato Grosso

 
Notícias

29.10.2018 18:53

Rui Ramos recebe equipamentos de rádio para PJMT
Compartilhe
Tamanho do texto:
O presidente do Tribunal de Justiça de Mato Grosso, desembargador Rui Ramos Ribeiro recebeu equipamentos de radiocomunicação para a melhoria dos trabalhos relacionados à segurança na justiça estadual. A entrega ocorreu na tarde desta segunda-feira (29 de outubro), na Sala de Reuniões da Presidência, no Palácio da Justiça, em Cuiabá. Na oportunidade, a Alta Administração do TJ discutiu também questões de segurança nas unidades judiciárias de Mato Grosso. Desembargadores eleitos para a diretoria do próximo biênio também estavam presentes.
 
Os equipamentos vão atender toda a comunicação via rádio entre policiais militares que atuam nos prédios da justiça na baixada cuiabana, ou seja, sede do Tribunal de Justiça, Fóruns de Cuiabá e Várzea Grande, Juizado Especial Criminal e outras unidades menores. São radiocomunicadores que possuem a melhor segurança com relação à comunicação em Mato Grosso e o usuário final terá qualidade na comunicação.
 
Segundo o presidente do TJ, as aquisições estavam em trâmite desde o ano passado e por questões burocráticas da lei de licitação, por exemplo, demandou-se um gasto de tempo considerável. Na avaliação do desembargador, essas medidas têm o foco também de prevenção.
 
“Hoje recebemos parte de equipamentos que têm um grau de segurança que está abaixo apenas das forças armadas para dar compatibilidade de segurança para a nossa atividade e todos os que frequentam as nossas unidades. Temos muita preocupação com a questão da segurança, não só pessoal, mas também patrimonial do Poder Judiciário. Pela lei de licitação essas questões têm procedimentos próprios, uma série de normas legais demandando um gasto de tempo razoavelmente grande. Iniciamos ano passado dois planos: um sobre a questão da segurança patrimonial e a segurança dos servidores dentro de cada uma das nossas unidades”, disse o presidente.
 
Rui Ramos reiterou as diversas ações desenvolvidas em sua gestão na área de segurança, que tiveram início em 2017 e que algumas delas devem estar conclusas até dezembro deste ano e outras que terão continuidade nas próximas gestões. “É importante falar que isso estava sendo feito desde 2017 e está sendo concluído. Estamos melhorando o sistema de monitoramento via câmeras dos fóruns e também realizando aquisição dos detectores de metais portáteis até o final desse ano”, complementou.
 
Com relação às portas giratórias com detector de metal, o desembargador-presidente explicou que as mesmas precisam de certa estrutura e adequação em cada prédio onde forem instaladas, além da preparação de pessoal. “Por conta dos custos que isso representa a nossa opção foi nos esmeramos numa segurança por meio de câmeras, melhorarmos a parte de comunicação via rádio e também com botões de pânico. Melhorando a qualidade da comunicação por meio desses rádios teremos atendimento mais rápido dentro de um critério de aperfeiçoamento muito grande”, acrescentou.
 
De acordo com o coordenador militar do TJMT, coronel Rhaygino Setúbal, o investimento em tecnologia de comunicação a exemplo da aquisição dos equipamentos de rádio é um ganho muito grande, de suma relevância para a área de segurança. “Qualquer fato ou atentado o policial pode acionar os demais companheiros de serviço e entrar em contato com a Secretaria de Segurança pública através da Polícia Militar e ter o reforço desse policiamento ou para atendimento dessa ocorrência”, informou.
 
Outros investimentos foram feitos ao longo da gestão do desembargador Rui Ramos Ribeiro, conforme disse o coordenador Militar. “Tivemos aquisições de veículos blindados para magistrados, aquisição de equipamentos de contrainteligência (que fazem varredura eletrônica e também visual de ambientes), de detectores de metais numa primeira leva e agora adquirindo mais 200 e essa tecnologia de radiocomunicação”, elencou.
 
A fabricante fez uma apresentação sobre as características, benefícios, eficiência e usabilidade dos equipamentos.
 
Participaram da reunião os desembargadoras Maria Helena Gargaglione Póvoas (eleita vice-presidente do TJMT), Luiz Ferreira da Silva (eleito corregedor-Geral da Justiça), o juiz auxiliar da presidência, João Thiago Guerra, os juízes e diretores dos Fóruns de Cuiabá e Várzea Grande, Edleuza Zorgetti e Jones Gattass, respectivamente, a diretora-geral do TJ, Claudenice Deijany F. de Costa e assessores militares.
 
Dani Cunha/Fotos: Tony Ribeiro (F5)
Coordenadoria de Comunicação do TJMT
imprensa@tjmt.jus.br
(65) 3617-3393/3394/3409