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Poder Judiciário de Mato Grosso

 
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29.10.2018 16:29

Círculo de Paz é realizado com estudantes do IFMT
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O Instituto Federal de Mato Grosso (IFMT ), campus Cuiabá recebeu mais uma ação do programa da Justiça Restaurativa, com a adoção do Círculo de Construção de Paz. O encontro foi realizado na última quarta-feira (24 de outubro) e contou com a participação de professores e 29 estudantes do 3º ano do ensino médio, do curso de Secretariado. Esta é uma atividade do Núcleo de Justiça Restaurativa (NugJur) do Tribunal de Justiça de Mato Grosso (TJMT).
 
A metodologia é feita por meio de uma roda de conversa, onde todos ficam em mesmo nível de igualdade, dando vez e voz para cada um falar das coisas que vêm do seu coração, de si mesmo. Não são determinadas questões relativas à racionalização. É uma forma de dar o poder de fala àqueles que integram o Círculo de Construção de Paz e o reflexo prático é a convivência de forma mais harmoniosa, com resultados positivos.
 
Segundo o juiz Jamilson Haddad Campos, que juntamente com a co-facilitadora Ana Claudia Amorim Lima realizou o Circulo de Paz no IFMT, o trabalho com os alunos foi bastante relevante e enriquecedor.
 
"O Círculo de Paz registrou um momento muito especial e de grande satisfação, pois permitiu estabelecer uma vazão das preocupações e valores trazidos pelos alunos, fortalecendo laços no âmbito escolar e diretrizes para o aprimoramento e internalização desses valores buscados pelos alunos. Isso foi muito gratificante e de muita valia para a vida escolar, sendo uma honra para o Núcleo de Justiça Restaurativa essa cooperação em prol da educação no Estado de Mato Grosso", ressaltou o juiz.
 
Para a professora de Gestão do IFMT, Amarilia Mathilde da Silva, fazer o Círculo de Construção de Paz foi uma oportunidade para que sejam dialogadas temáticas que afligem os estudantes e tendo como consequências problemas nos relacionamentos entre os colegas, professores e em suas casas.
 
“A técnica possibilita dar voz aos estudantes, bem como serve de instrumento para mediar situações de conflitos no espaço escolar. A atividade foi de grande relevância, principalmente por ser uma fase da vida deles em que cobram muito de si”, pontou a professora muito satisfeita com o resultado positivo junto aos seus alunos.
 
Conforme a facilitadora Ana Cláudia, o resultado com os estudantes foi muito bom. “A metodologia é feita de forma onde todos têm vez e voz para falar das coisas que vêm do coração e de si mesmo. Por isso sentimos que eles gostaram de participar, pois trouxe muitas reflexões, principalmente em relação ao meio familiar”.
 
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Cleci Pavlack
Coordenadoria de Comunicação do TJMT
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