Enquete
Fechar
Enquetes anteriores

Poder Judiciário de Mato Grosso

 
Notícias

29.08.2018 10:49

Tangará recebe Círculos de Construção de Paz
Compartilhe
Tamanho do texto:
A Comarca de Tangará da Serra (239 km a médio Norte de Cuiabá) realizou palestras de introdução de uma das ferramentas da Justiça Restaurativa – Círculos de Construção de Paz. As apresentações, com intuito de mostrar o passo a passo da técnica, foram realizadas de 21 a 23 de agosto, no campus da uma universidade particular na cidade.
 
O evento, que foi organizado pelo Centro Judiciário de Solução de Conflitos e Cidadania (Cejusc) local com apoio e acompanhamento da orientadora do Núcleo Gestor de Justiça Restaurativa (NugJur), do Tribunal de Justiça do Estado do Mato Grosso (TJMT), Ana Teresa Pereira Luz, atendeu mais de 40 pessoas.
 
No dia 21, o Círculo de Construção da Paz teve como facilitadora a juíza Cristiane Padim da Silva, da Primeira Vara Criminal, do Fórum de Tangará e participantes os mediadores do Cejusc local e os profissionais da rede estadual de ensino. Na quarta (22 de agosto) foi à vez de profissionais da Rede de Apoio à Criança e Adolescente e mais representantes das escolas.
 
A juíza destacou que a técnica é fantástica e que vai implantar esse meio de pacificação social nas unidades prisionais da cidade. “Primeiro vamos trabalhar com as equipes da cadeia publica onde estão presas 55 mulheres e do Centro de Detenção Provisória, que abriga 380 presos provisórios e defintivps, depois vamos trabalhar com as partes dos processos” enfatizou a Cristiane Padim.
 
Para a magistrada, Leilamar Aparecida Rodrigues, coordenadora do Cejusc em Tangará, que foi a facilitadora da última oficina, no dia 23 de agosto, e atendeu profissionais do Centro de Detenção Provisória, o resultado foi muito satisfatório. “Ao todo, os Círculos de Construção de Paz foram apresentados para 48 pessoas, as quais reagiram de maneira muito positiva e demonstraram interesse em participar e contribuir com a implantação da técnica de conciliação nos mais diversos setores da sociedade Tangaraense”.
 
Segundo Nivaldo Lima, gestor do Cejusc os participantes tiveram oportunidade nas apresentações de conhecer a metodologia do Círculo de Construção de Paz, e agora a meta no próximo mês de outubro é capacitar mais facilitadores.
 
Cleci Pavlack
Coordenadoria de Comunicação do TJMT
imprensa@tjmt.jus.br
(65) 3617-3393/3394/3409