Enquete
Fechar
Enquetes anteriores

Poder Judiciário de Mato Grosso

 
Notícias

28.08.2018 09:50

Cejusc de Cáceres faz oficina de Direito Sistêmico
Compartilhe
Tamanho do texto:
O Centro Judiciário de Solução de Conflitos e Cidadania (Cejusc) na comarca de Cáceres (225 km a Oeste de Cuiabá) realizou na última quinta-feira (23 de agosto), a primeira oficina de Direito Sistêmico. O encontro, que promove a conciliação e a solução de conflitos em busca de entendimento, contou com cerca de 40 pessoas entre as partes dos processos, selecionados pela Vara da Família e Infância,familiares e comunidade.
 
 
A juíza da Vara da Família de Cáceres, Alethea Assunção Santos, ressalta que a experiência foi muito boa. “Nesta primeira vez separamos seis processos, que envolvem conflitos familiares (como ações de guarda e inventário) e de menores em conflito com a lei, e a experiência foi bem positiva, já que a partes compareceram e a participação foi significativa”, disse a magistrada, que também destacou que o objetivo maior desse trabalho é fomentar o diálogo, o respeito e a retomada da escuta na família.
 
Ainda segundo a juíza, a ideia é promover em breve outras oficinas com essas técnicas nas quais as vivências conduzidas ajudam a identificar conflitos escondidos por trás de demandas judiciais, viabilizando a resolução de litígio, promovendo a humanização e possibilitando uma profunda compreensão. “Já estamos selecionando novos processos para que as pessoas envolvidas nos processos possam tomar posturas diferentes em sua vida e assim obterem melhores resultados e solucionar os conflitos”, disse.
 

Segundo a facilitadora da oficina Jeaneh Borges, o Direito Sistêmico é uma ferramenta que se mostra eficaz e menos traumática na vida dos envolvidos e de suas famílias. “Ficamos muito contentes com o resultado do encontro. Todos gostaram muito. Eles esperam resolver um problema pontual e saem felizes e em paz por terem resolvido uma questão muito mais profunda e incômoda”, analisou a facilitadora.
 
Também a gestora do Cejusc, Adriana Del Castanhel, confirmou a importância da oficina realizada no plenário do Júri do Fórum. "Para mim foi um sucesso o simples fato de as partes terem se permitido olhar diferente comparecendo, foi maravilhoso e demonstra que estão abertos a novas possibilidades de resolução dos conflitos".
 
Desde a instituição da Resolução nº 125 do Conselho Nacional de Justiça (CNJ), que trata das políticas públicas de tratamento adequado dos conflitos de interesses no âmbito da Justiça, o Poder Judiciário de Mato Grosso (TJMT), vem fortalecendo ainda mais as práticas de conciliação e a mediação, principalmente com a instalação de Centros Judiciários de Solução de Conflitos e Cidadania (Cejuscs), que hoje chegam a 40 no Estado. Esse reforço é feito por meio do Núcleo Gestor de Justiça Restaurativa (NugJur) e do Núcleo Permanente de Métodos Consensuais de Solução de Conflitos e Cidadania (Nupemec).
 
Leia mais
 
Workshop traz várias portas da justiça de MT
 
Painel aprimora boas práticas durante Encontro
 
Cleci Pavlack
Coordenadoria de Comunicação do TJMT
imprensa@tjmt.jus.br
(65) 3617-3393/3394/3409