Enquete
Fechar
Enquetes anteriores

Poder Judiciário de Mato Grosso

 
Notícias

26.02.2018 10:19

Juvam realiza reunião sobre Verde Novo
Compartilhe
Tamanho do texto:
O Juizado Volante Ambiental (Juvam) de Cuiabá, representado pelo juiz titular, Rodrigo Curvo, reuniu-se nessa sexta-feira (23 de fevereiro) com o prefeito de Cuiabá, Emanuel Pinheiro, o secretário municipal de Meio Ambiente e Desenvolvimento Urbano, Juares Samaniego, e o superintendente do Instituto Ação Verde, Vicente Falcão, para discutirem sobre as ações do projeto Verde Novo.
 
O Verde Novo é um projeto do Juvam, do Poder Judiciário de Mato Grosso, e propõe o plantio de 300 mil árvores em comemoração ao aniversário de 300 anos da Capital. O programa tem como parceiros a Prefeitura de Cuiabá e o Instituto Ação Verde.
 
As entidades reunidas conversaram sobre as ações de comunicação e os espaços de plantio das mudas, assim como a definição dos interlocutores parceiros das instituições envolvidas.
 
O juiz titular do Juvam, Rodrigo Curvo, destaca o valor da reunião para alcançar o plantio das 300 mil árvores e também observa o cuidado com as espécies adequadas, definidas por lei, para arborização da cidade. “A reunião foi bastante proveitosa, na medida em que conseguimos a definição dos interlocutores e já estamos desdobrando as ações visando contemplar espaços públicos e também privados, para que possam receber o plantio das árvores. Esse alinhamento permite um engajamento maior dos parceiros visando atingir os nossos objetivos.”
 
O prefeito de Cuiabá, Emanuel Pinheiro, ressalta a importância do projeto e a necessidade de resgatar o título de ‘Cidade Verde’ para a Capital. “Um programa que nasceu fadado ao sucesso, fadado a tocar a alma do cuiabano, da população cuiabana. Cada um já vem fazendo a sua parte. Agora nós sentimos a necessidade de alinhar o programa, para desenvolver as ações que começam a ser delineadas a partir da reunião de hoje.”
 
Para o superintendente do Instituto Ação Verde, Vicente Falcão, a questão ambiental no município não pode ser uma via de mão única, apenas sob responsabilidade do poder público, tem que ter a participação da sociedade integrada nessa ação. “A arborização também é questão de saúde. Então esse é o objetivo, integrar as ações que já são realizadas com o poder público aliadas ao apoio e participação da sociedade civil.”
 
Segundo o secretário municipal de Meio Ambiente e Desenvolvimento Urbano, Juares Samaniego, a meta de plantio das árvores com as parcerias estabelecidas é viável. “Como nós temos a concepção de construirmos para os 300 anos mais três parques em Cuiabá, uma das áreas poderia dar o pontapé inicial para o plantio dessas árvores. Em algumas avenidas também, que consigam receber um volume grande de plantio. Então nós estamos definindo e discutindo.”
 
Leia matérias relacionadas:
 
Poder Judiciário lança projeto “Verde Novo”
 
Judiciário lança projeto de 300 mil árvores
 
 
Marco Cappelletti
Coordenadoria de Comunicação do TJMT
imprensa@tjmt.jus.br
(65) 3617-3393/3394/3409