Enquete
Fechar
Enquetes anteriores

Poder Judiciário de Mato Grosso

 
Notícias

15.02.2018 10:25

Confira integrantes do Nugjur em Mato Grosso
Compartilhe
Tamanho do texto:
Está disponível na edição desta quinta-feira (15 de fevereiro) do Diário da Justiça Eletrônico a Portaria nº 145/2018 da Presidência, que apresenta a composição do Núcleo Gestor da Justiça Restaurativa (Nugjur) em Mato Grosso. Presidido pela desembargadora Clarice Claudino da Silva, o Nugjur passa a ter como coordenador o juiz auxiliar da Presidência Túlio Duailibi Alves de Souza.
 
O presidente do TJMT, desembargador Rui Ramos Ribeiro, também nomeou os membros do Conselho Temático da Justiça Restaurativa. São eles: Mário Roberto Kono de Oliveira, titular do Juizado Especial Criminal Unificado de Cuiabá; Carlos José Rondon Luz, titular da Vara Especializada da Infância e Juventude de Várzea Grande; Jamilson Haddad Campos, titular da Primeira Vara Especializada de Violência Doméstica e Familiar Contra a Mulher de Cuiabá; Geraldo Fernandes Fidélis Neto, titular da Segunda Vara Criminal de Cuiabá; e Eulice Jaqueline da Costa Silva Cherulli, juíza auxiliar da Corregedoria-Geral da Justiça.
 
Aprovado pelo Tribunal Pleno em novembro de 2017, o Nugjur vem ganhando forma aos poucos, com o objetivo de dar suporte para capacitação, estruturação e também coordenação das práticas restaurativas no âmbito do Judiciário mato-grossense. O conceito de Justiça Restaurativa é relativamente novo, disposto pelo Conselho Nacional de Justiça (CNJ) por meio da Resolução nº 225/2016.
 
A metodologia consiste em um conjunto ordenado e sistêmico de princípios, métodos, técnicas e atividades próprias que visa à conscientização sobre os fatores relacionais, institucionais e sociais motivadores de conflitos e violência. Na prática, reúne, em um ambiente de pacificação, o ofensor, vítima, famílias, membros da comunidade e demais envolvidos no fato danoso.
 
Saiba mais:
 
TJMT estrutura Justiça Restaurativa

 
Definida presidente do NugJur
 
 
Lígia Saito
Coordenadoria de Comunicação do TJMT
imprensa@tjmt.jus.br
(65) 3617-3393/3394/3409