Enquete
Fechar
Enquetes anteriores

Poder Judiciário de Mato Grosso

 
Notícias

25.10.2017 16:05

TJMT e Defensoria preparam 11º Ribeirinho Cidadão
Compartilhe
Tamanho do texto:
O Tribunal de Justiça de Mato Grosso, juntamente com a Defensoria Pública e cerca de 40 parceiros, já começaram a preparar a 11ª edição do projeto Ribeirinho Cidadão. A primeira reunião foi realizada com equipe técnica da Coordenadoria de Planejamento do TJMT a fim de discutir alguns detalhes para realização do projeto em 2018.
 
A reunião foi conduzida pelo juiz José Antonio Bezerra Filho e o defensor público Air Praeiro. Inicialmente, o Ribeirinho Cidadão está programado para ocorrer de 19 a 28 de fevereiro (etapa fluvial) e de 1º a 10 de março (etapa terrestre). “Estamos pensando nesta data porque temos o Carnaval, que praticamente quebra o mês de fevereiro, e em março é o período da pesca”, explicou o magistrado.
 
“O Ribeirinho Cidadão é uma realidade da qual toda a população atendida nos anos anteriores deu credibilidade, por isso o projeto é esperado ansiosamente a cada ano. Nesta edição, vamos dar uma enxugada e realizar serviços mais pontuais por conta do tempo e recursos disponíveis. Estamos elaborando um novo projeto, um roteiro com novas ações. O desafio já está posto, agora é executar da melhor maneira possível”, salientou.
 
De acordo com o juiz José Antonio Bezerra, provavelmente o Ribeirinho Cidadão de 2018 terá um novo acesso. Ele frisou que há determinadas localidades em que as demandas suprimidas foram atingidas com os serviços oferecidos e agora existe a necessidade de novas ações e um novo público. “A princípio já temos 40 parceiros com vários serviços a oferecer e agora vamos ver as demandas de outros municípios, já que estamos pensando em mudar a rota”.
 
Para o defensor público Air Praeiro, o que se busca com o projeto é atender o cidadão. “Temos que buscar novas oportunidades e novos horizontes para serem atendidos. Vamos buscar outros rincões da Baixada Cuiabana, que eu reputo como sendo parte do Estado de Mato Grosso e que são menos assistidos. Queremos focar o Ribeirinho Cidadão numa parte da Baixada Cuiabana para esse atendimento, mas também procurando atingir a área do grande Pantanal Mato-Grossense, porque ali nós sabemos que o recurso e o atendimento são precários”, destacou o defensor.
 
Para 2018, a expectativa dos organizadores é grande, levando em consideração os dez anos da iniciativa. “Pretendemos levar principalmente a pediatria, prevenção do câncer de mama, de útero e próstata a esta população tão carente. Queremos oferecer um atendimento mais especializado. Vamos tentar viabilizar também o atendimento oftalmológico e a entrega gratuita dos óculos, um pouco diferenciado do que temos feito na Caravana da Transformação”, ressaltou.
 
Realizado desde 2008, o Ribeirinho Cidadão foi criado para levar serviços essenciais de saúde, justiça e cidadania para a população isolada e desprovida de assistência social e judiciária. Em 2016, na etapa terrestre, 26 comunidades foram atendidas, entre elas a Agrovila das Palmeiras e o Distrito de São Lourenço de Fátima. Poconé e Barão de Melgaço foram contemplados com a etapa fluvial, que atingiu mais de 35 comunidades.
 
 
Mára Santos
Coordenadoria de Comunicação do TJMT
imprensa@tjmt.jus.br
(65) 3617-3393/3394/3409