Enquete
Fechar
Enquetes anteriores

Poder Judiciário de Mato Grosso

 
Notícias

02.05.2017 17:01

Justiça realiza Casamento Social em P. A do Norte
Compartilhe
Tamanho do texto:
Mais de 160 casais do interior do Estado celebraram o casamento em conjunto, durante a Caravana da Transformação realizada pelo governo de Mato Grosso em parceria com o Poder Judiciário do Estado de Mato Grosso, no último sábado (29).
O Casamento Social foi realizado pela Justiça Comunitária, na Comarca de Porto Alegre do Norte (1.125 km de Cuiabá) e reuniu casais da própria comarca e das cidades de Confresa e Cana Brava do Norte.
 
Para o juiz diretor do Fórum da Comarca de Porto Alegre do Norte, Daniel de Sousa Campos, o casamento social tem o objetivo de regularizar sociedade de fato de casais carentes. “Esta iniciativa garante que os direitos sejam preservados entre os casais e evita que ações judiciais futuras sejam propostas. Portanto, a Justiça Comunitária faz um papel social, no sentido de preservar direitos de cidadãos carentes aqui na Comarca de Porto Alegre do Norte”, destacou o magistrado.
 
A técnica de enfermagem Maria do Socorro Marinho Santana e o vendedor Cleudivan Costa de Amorim estão juntos há 12 anos e têm dois filhos. Por questões financeiras, o casal se inscreveu para o Casamento Social e no sábado realizou o sonho de oficializar a união. “Era um sonho antigo e estou muito feliz em poder realizar”, comemorou Maria do Socorro.
 
Ao participar do Casamento Social o casal economizou pelo menos R$ 400 reais com os papeis no cartório. A iniciativa oferece a cerimônia aos casais de forma gratuita. “Estamos passando por um momento financeiro difícil, mas queríamos muito casar oficialmente, então essa oportunidade veio na hora certa”, acrescentou Cleudivan.
 
Esta é a 3ª edição do Casamento Social, outros dois foram realizados durante o Ribeirinho Cidadão e em São José dos Quatro Marcos, respectivamente. Para o juiz coordenador da Justiça Comunitária, José Antônio Bezerra Filho, chegar à terceira edição representa um grande avanço. “É o esforço da equipe que compõe a Justiça Comunitária e empenho dos magistrados na comarca onde o casamento acontece. Isso agrega valores para o Poder Judiciário. Nós estamos levando amor, cidadania e inclusão social. Estamos resgatando valores e princípios, isso solidifica. Ver a felicidade de cada casal é gratificante”, ressaltou o coordenador.
 
É um grande trabalho do Poder Judiciário com a parceria do governo do Estado. É um projeto que tem uma demanda muito grande por parte dos municípios e quando a gente vê uma festa igual a esta temos a certeza de que o Tribunal de Justiça e o governo do Estado efetivaram uma parceria no sentido de fazer o melhor para a população de Mato Grosso”, salientou o secretário de Estado de Trabalho e Assistência Social, Max Russi.
 
Novas edições- Ainda este ano, outras edições do Casamento Social serão realizadas. A informação é do juiz coordenador da Justiça Comunitária José Antônio Bezerra Filho. “Temos pedidos de 52 municípios, fora os realizados durante os mutirões e estradeiro (Ribeirinho), que estamos estudando para ser realizado no Vale do Araguaia percorrendo 11 municípios. São ações que vão se agregando ao Judiciário. Queremos proporcionar um mundo diferente, um ativismo judicial, tudo isso traz aspectos positivos”, concluiu o juiz.
 
 
 
Mára Santos/Fotos: Tony Ribeiro (F5)
Coordenadoria de Comunicação do TJMT
imprensa@tjmt.jus.br
(65) 3617-3393/3394/3409