Enquete
Fechar
Enquetes anteriores

Poder Judiciário de Mato Grosso

 
Notícias

22.12.2016 16:12

Cejusc de Roo encerra ano com R$ 32 mi em acordos
Compartilhe
Tamanho do texto:
As parcerias firmadas entre o Centro Judiciário de Solução de Conflitos e Cidadania (Cejusc) da Comarca de Rondonópolis (212 km de Cuiabá), a Defensoria Pública e Ministério Público têm apresentado avanços expressivos na prestação de serviços à sociedade. Neste ano, a unidade judiciária coordenada pela juíza Cláudia Beatriz Schmidt, contabilizou 2.685 audiências de conciliação e mediação, que resultaram em mais de R$32 milhões em acordo.
 
“Nosso principal objetivo é oferecer um serviço humanizado às pessoas que procuram o Judiciário, e por meio da conciliação e mediação promover o diálogo entre os envolvidos, auxiliando-os na resolução dos conflitos de forma amigável”, afirma a magistrada.
 
Atualmente quando o cidadão comparece à Defensoria Pública de Rondonópolis com a intenção de judicializar uma ação, especialmente na área de família, é encaminhado ao Cejusc para triagem e se for o caso, é agendada uma sessão de conciliação ou mediação. Durante a audiência, se partes tiverem dúvidas e necessitarem de orientação jurídica antes da formalização de um acordo, a sessão é reagendada para outra data, e será acompanhada pela defensora.
 
Segundo a defensora pública Adriana da Silva Rodrigues, que também foi capacitada em Mediação Judicial, esse trabalho cooperativo firmado entre o Cejusc local e a Defensoria Pública é muito positivo. “Essa parceria garante aos assistidos a resolução dos seus conflitos de forma rápida, eficaz e acima de tudo contribui para a pacificação das relações que perdurarão muito além do processo”.
 
A promotora de Justiça Ivonete Bernades Oliveira Lopes, também vem atuando no Centro Judiciário, e em alguns casos específicos acompanha as sessões, visando dar maior celeridade ao procedimento, quando não, os procedimentos são encaminhados para seu parecer.
 
Serviços - Em 2016, o Cejusc instalou e realizou a primeira Oficina de Pais e Filhos em parceria com a Faculdade Unic e o Curso de Psicologia. Além de realizar a doação de 50 cestas básicas ao Lar Cristão, com alimentos arrecadados pelos mediadores e pela empresa Lírios.
 
No próximo ano, a unidade deve lançar um programa de leitura para os mediadores e ofertar novos cursos para auxiliá-los na atuação como mediadores e na confecção de termos.
 
Viviane Moura
Coordenadoria de Comunicação do TJMT
imprensa@tjmt.jus.br
(65) 3617-3393/3394/3409