Enquete
Fechar
Enquetes anteriores

Poder Judiciário de Mato Grosso

 
Notícias

13.11.2015 11:53

Seminário marca parceria entre TJMT e Defensoria
Compartilhe
Tamanho do texto:
“Um sonho concretizado”. Essa foi a definição da vice-presidente do Tribunal de Justiça de Mato Grosso e presidente do Núcleo Permanente de Métodos Consensuais de Solução de Conflitos (Nupemec/TJMT), desembargadora Clarice Claudino da Silva, ao fazer a abertura do I Seminário Mediação e Conciliação com a Defensoria Pública do Estado de Mato Grosso. O evento, que acontece nesta sexta-feira (13 de novembro), das 8h às 18h30, no auditório do Espaço Justiça, Cultura e Arte Desembargador Gervásio Leite, reúne diversas autoridades, principalmente operadores do direito, como defensores públicos, numa parceria entre as duas instituições que visa, principalmente, a pacificação social.
 
Ao longo de todo o dia diversas palestras acerca da mediação e conciliação nortearão o seminário, que contará com a participação de palestrantes do estado do Ceará. Na abertura, a desembargadora Clarice Claudino saudou todos os presentes e agradeceu aqueles que vieram de outras localidades, salientando que eles são um ‘destaque a mais’ neste evento.
 
 
“Os tempos de hoje pedem mudanças para que consigamos contribuir para as transformações. Se queremos um mundo melhor, de paz, precisamos fazer a nossa parte. Esse é um espaço para refletir no que podemos contribuir para que isso ocorra. Essa é a reflexão que convido a todos a fazer e que este seja um momento em que possamos tomar a parcela de responsabilidade do que vivemos hoje. Com espírito de alegria e contentamento, quero receber, em nome do Tribunal de Justiça, todos vocês para esse evento”, asseverou.
 
A magistrada enfatizou ainda que esta parceria com a Defensoria Pública de Mato Grosso, agora engrenada, passa a ser bastante profícua para que as pessoas vivam melhor. Ela destacou a sensibilidade de quem trabalha com a mediação, principalmente defensores, que atuam diretamente com aqueles que mais precisam.
 
O defensor público-geral do Estado, Djalma Sabo Mendes, também fez referência ao dia concretizado com este seminário ao dizer que este evento é fruto de anos de conversas e tratativas, alinhadas em ações necessárias para dar esse passo importante. Ele salientou a parceria entre o TJMT e Defensoria e disse que este é um marco para a melhoria da sociedade como um todo.
 
“Avançamos e hoje para a Defensoria é uma honra ombrear um evento com uma causa tão importante, que dá celeridade e busca resolver conflitos. A política do Tribunal de Justiça é a mesma da Defensoria e é isso o que a população espera. Esse é um marco para as duas instituições e para a conciliação em Mato Grosso, ao darmos as mãos e nos unirmos. Quem ganha é a sociedade”, observou.
 
Compuseram o dispositivo de honra, durante a abertura do seminário, o presidente do TJMT, desembargador Paulo da Cunha; o juiz auxiliar da Vice-presidência do TJMT e coordenador do Numepec/TJMT, Hildebrando da Costa Marques; o segundo subdefensor público-geral, Caio Cezar Buin Zumiotti; o corregedor-geral da Defensoria Pública do Estado, Cid de Campos Borges Filho; a secretária-geral da Defensoria Pública, Carolyne Rotini; e a conselheira da Defensoria Pública, coordenadora do Núcleo Cível da Capital e coordenadora da Comissão Especial para Criação e Implantação do Núcleo de Mediação de Direitos e Solução de Conflitos da Defensoria Pública, Elianeth Gláucia de Oliveira Nazário.
 
Leia também:
 
TJMT realiza I Seminário de Mediação e Conciliação
 
Ainda é possível participar da Semana Nacional
 
Conciliações regularizam calçadas em Cuiabá
 
 
Dani Cunha
Coordenadoria de Comunicação do TJMT
imprensa@tjmt.jus.br
(65) 3617-3393/3394/3409