Enquete
Fechar
Enquetes anteriores

Poder Judiciário de Mato Grosso

 
Notícias

09.09.2015 08:05

Cejusc: voluntários são capacitados em Canarana
Compartilhe
Tamanho do texto:
Vinte e seis voluntários foram capacitados, de 31 de agosto a 4 de setembro, por meio de um curso de técnicas de mediação judicial e conciliação, promovido pelo Núcleo Permanente de Métodos Consensuais de Solução de Conflitos do Tribunal de Justiça de Mato Grosso (TJMT) na Comarca de Canarana (823 km a leste de Cuiabá).
 
Instrutores do Núcleo treinaram servidores, advogados, administradores, comerciantes, bacharéis em direito, psicólogos e assistentes sociais, que agora poderão atuar como conciliadores e mediadores do Centro Judiciário de Solução de Conflitos e Cidadania (Cejusc), que será inaugurado no próximo dia 18 de setembro.
 
O juiz da Primeira Vara da Comarca e coordenador do Cejusc, Alexandre Meinberg Ceroy, disse que “a partir de agora os capacitados detém uma importante missão, que é difundir a cultura de paz na sociedade canaranense”.
 
O magistrado destacou que a procura pela capacitação não se limitou apenas a servidores do Poder Judiciário e estudantes de direito e sim, de diversos segmentos da sociedade, o que o deixou extremamente feliz. Para o magistrado, isso demonstra que as pessoas que integram a comarca têm grande interesse na pacificação social.
 
Quanto aos advogados que participaram do curso, o juiz salientou que “agora eles estão com uma grande responsabilidade, que é de multiplicar os conhecimentos adquiridos no curso e fazer com que seus efeitos imanem também nos demais advogados atuantes na região, para demonstrar que a composição amigável dos conflitos a todos interessa, e que não necessariamente um processo judicial é sempre o caminho mais vantajoso”.
 
Cejuscs - Os Centros têm como missão solucionar conflitos de interesses da população utilizando a mediação, a conciliação e a orientação jurídica. A exemplo dos outros Cejuscs instalados no Estado, no local poderão ser apreciados processos já existentes e também demandas que ainda não foram judicializadas.
 
Leia mais sobre o assunto:
 
Rondonópolis recebe Centro de Conciliação
 
Comarca de Peixoto forma 29 novos mediadores
 
Mediadores judiciais são formados em Rondonópolis
 
Cejusc de Cáceres atende em ação de cidadania
 
TJMT é destaque em ações de conciliação e mediação
 
 
Dani Cunha
Coordenadoria de Comunicação do TJMT
imprensa@tjmt.jus.br
(65) 3617-3393/3394/3409