Enquete
Fechar
Enquetes anteriores

Poder Judiciário de Mato Grosso

 
Notícias

28.08.2015 16:55

Juvam apreende carne de animais silvestres
Compartilhe
Tamanho do texto:
Pedaços de animais silvestres congelados foram encontrados em um sítio no município de Santo Antônio do Leverger (34 km ao sul de Cuiabá). A denúncia chegou ao conhecimento do Juizado Volante Ambiental (Juvam) na tarde de ontem (27 de agosto).
 
De acordo com o 1º sargento do Batalhão de Polícia Ambiental, Gilberto da Costa e Souza, três sitiantes da região foram denunciados, no entanto, apenas em uma residência foram encontrados animais silvestres, que estavam congelados em um freezer. “A denúncia foi feita ao Juvam e repassada para nós do Núcleo de Polícia Ambiental do Juvam. Nos deslocamos até o sítio, o proprietário não se encontrava no local, apenas a esposa dele estava, por isso ela nos acompanhou até a delegacia”.
 
Os policiais do Batalhão de Polícia Militar Ambiental encontraram no local um tatu, pedaços de uma cutia e de um caititu, além de duas espingardas, uma garrucha, duas armadilhas, 75 munições calibre 22, 10 munições calibre 36, cinco cartuchos carregados e uma cápsula calibre 36.
 
O conciliador Alexandre Corbelino, do Juvam, ressalta que a caça de animais silvestres causa prejuízo ao meio ambiente como um todo. “Foi feita uma reclamação que estavam caçando animais silvestres para posterior comercialização, em razão disso foi feita a diligência com o batalhão da Polícia Ambiental e Juvam. Quem caça animais silvestres incorre em crime ambiental, por isso a população como um todo deve denunciar aos órgãos de defesa e proteção dos animais e ao Juvam”.
 
O proprietário do sítio compareceu à Delegacia Especializada do Meio Ambiente (Dema) e prestou esclarecimentos. Também foi feito um Boletim de Ocorrência. Conforme o delegado da Dema, Gianmarco Paccola Capoani, “caçar, matar, guardar, expor a venda, ter depósito em ambiente residencial ou comercial proveniente de caça predatória é crime e está previsto na lei ambiental, podendo ser punido de seis meses a um ano de prisão”. Segundo ele, o caso em questão se agravou por conta do armamento apreendido. “São dois crimes que ele irá responder, além de perder os objetos apreendidos”, explica.
 
As carnes de animais encontradas no local foram encaminhadas à perícia. O cidadão que tiver conhecimento da prática de caça a animais silvestres pode fazer a denúncia através do telefone (65) 3642-4064 ou no endereço eletrônico juvam@tjmt.jus.br.
 
Leia matérias correlatas:
 
Homem é preso com 235kg de filé de peixe
 
Juvam de Rondonópolis retira 300t de lixo de rio
 
Juvam vistoria terrenos baldios no Santa Rosa
 
Juvam fiscaliza crime ambiental em Cáceres
 
 
Coordenadoria de Comunicação do TJMT
imprensa@tjmt.jus.br
(65) 3617-3393/3394/3409