Enquete
Fechar
Enquetes anteriores

Poder Judiciário de Mato Grosso

 
Notícias

03.07.2015 12:26

Juvam participa de mutirão de limpeza em ribeirão
Compartilhe
Tamanho do texto:
O Juizado Especial Volante Ambiental (Juvam) de Rondonópolis (212 km ao sul de Cuiabá) participa do projeto “O Rio É Nosso”, um mutirão que reunirá mais de 500 pessoas numa ação conjunta que vai promover a limpeza e revitalização de nove trechos do Ribeirão Arareau. A ação ocorrerá neste sábado (4 de julho), às 6h30, no cais do Parque das Águas – Rio Vermelho. O projeto “O Rio é Nosso” foi apresentado ao Juvam de Rondonópolis pela Ong Cantinho de Proteção Animal.
 
Vários órgãos e entidades estão envolvidos no ato que contará também com a participação de acadêmicos no nono semestre de direito da Unic, campus de Rondonópolis, além de órgãos ambientais.
 
Em todo o trajeto onde será realizada a ação haverá o recolhimento do lixo depositado nas margens do ribeirão. Ao todo, o mutirão atingirá nove trechos iniciando na ponte José Barriga, no Bairro Jardim Paulista, até a desembocadura do Rio Vermelho e na ponte da Avenida Francisco Goulart, na região central.
 
Em reuniões realizadas no Juvam com os líderes de equipe, ficou acordado que cada entidade parceira será responsável pela limpeza de um trecho, sendo que cada trecho terá o suporte de duas canoas, dois pescadores para auxiliar no transporte e de um policial militar ambiental para garantir a segurança das equipes voluntárias. Também foram repassados os cuidados com relação à segurança física e bichos peçonhentos.
 
As equipes de trabalho receberão camisetas, bonés e kits de limpeza contendo luvas e sacos de lixo. Os resíduos recolhidos serão embalados em sacos de lixo e depositados em caçambas fixadas em um ponto estratégico de cada trecho e posteriormente recolhido para o aterro sanitário localizado na região da Mata Grande.
 
Durante o evento será realizado um pit stop educativo por acadêmicos e alunos da rede estadual de ensino, na Avenida Fernando Correa da Costa, com distribuição de panfletos, alertando sobre o uso consciente da água e a consequência do desperdício.
 
De acordo com a juíza coordenadora do Juvam de Rondonópolis, Milene Beltramini, este evento é extremamente importante para o meio ambiente e comunidade devido à degradação desse ribeirão. A magistrada disse que o Ministério Público e o Juvam ratificaram e acolheram o projeto para execução com verbas pecuniárias alternativas oriundas do benefício das transações penais do Juvam, as quais são destinadas para uso exclusivo em programas ambientais.
 
“Com o projeto vieram muitos parceiros com doações de produtos e trabalho, somando forças para a concretização desse mutirão de limpeza, que será executado por várias mãos. Agradeço aos parceiros e voluntários que abraçaram este projeto idealizado por este juízo e coordenado pelo secretário municipal de Meio Ambiente, Lindomar Alves da Silva, tornando possível a sua execução”.
 
Segundo a magistrada, as ações para recuperação do Arareau não param por aí, já que este é um trabalho a longo prazo, que conta com o apoio da comunidade para a sua manutenção e preservação. “Futuras verbas das transações penais serão destinadas a projetos ambientais nesse sentido para a completa revitalização do Arareau”, concluiu.
 
São parceiros no evento o Juvam, Ministério Público Estadual, Secretaria de Estado do Meio Ambiente (Sema), Secretaria Municipal de Meio Ambiente (SEMMA), Ibama, Polícia Militar de Proteção Ambiental, Polícia Civil, Marinha Brasileira, Corpo de Bombeiros Militar, Bombeiro Civil, Polícia Militar, Serviço de Saneamento Ambiental de Rondonópolis (Sanear), Companhia de Desenvolvimento de Rondonópolis (Coder), Procon, Defesa Civil Municipal, Secretaria Municipal de Transportes e Trânsito (Setrat), Prefeitura Municipal de Rondonópolis, Câmara Municipal, Exército Brasileiro 18º GAC, Colônia de Pescadores Z-3, Faculdade Unic, Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT), alunos da Escola Estadual Sebastiana Rodrigues de Souza, Ongs Ambientais, entidades sem fins lucrativos, clubes de serviços, empresários, entidades representativas da sociedade civil organizada e voluntários da região.
 
Leia mais notícias sobre o Juvam:
 
Juvam de Cáceres autua Fazenda São Pedro
 
Juvam apresenta jogo ecológico para magistrados
 
Juvam conduz estudantes a uma viagem pantaneira
 
Coordenadoria de Comunicação do TJMT
imprensa@tjmt.jus.br
(65) 3617-3393/3394/3409