Enquete
Fechar
Enquetes anteriores

Poder Judiciário de Mato Grosso

 
Notícias

20.02.2015 11:45

Juvam leva jogo ambiental para ribeirinhos
Compartilhe
Tamanho do texto:
O Juizado Volante Ambiental (Juvam) de Cuiabá, parceiro do Projeto Ribeirinho Cidadão, desenvolveu um tabuleiro com questões ambientais para levar informação às crianças ribeirinhas de maneira lúdica e divertida.
 
O “Rebojando – Jogo Ecológico”, que será utilizado durante o projeto, foi confeccionado em uma lona de 4 metros quadrados. Nela há um caminho que deve ser percorrido pelo jogador. Tudo começa com o lançamento de um dado. A partir daí os jogadores têm que responder perguntas que estão em um caderno que faz parte do jogo. São 75 questões de múltipla escolha, 50 de verdadeiro ou falso e 10 sobre “Quem sou eu”.
 
As perguntas são todas relacionadas ao meio ambiente pantaneiro. Quem acerta vai percorrendo o caminho. Vence quem conseguir sair do município de Barão de Melgaço e chegar a Porto Cercado, em Poconé. O percurso do jogo é o mesmo que o projeto Ribeirinho Cidadão irá fazer durante os 10 dias em que a caravana estará no Rio Cuiabá levando uma série de serviços aos moradores.
 
Quem vencer o jogo ganhará como prêmio uma caixa contendo um tabuleiro de papelão (tamanho A4), um dado e o caderno com as perguntas, além de um manual e gabarito para conferir as respostas. O verso do tabuleiro é ilustrado com fotos da fauna pantaneira e um jogo de damas.
 
Ao todo foram confeccionadas 500 caixas com o jogo de tabuleiro, que serão entregues durante o projeto. O Juvam também vai distribuir 3 mil cartilhas “Uma Turma Legal” com informações sobre legislação e meio ambiente, além de 4 mil mudas de plantas nativas e frutíferas, sendo que duas mil serão distribuídas em Barão e duas mil em Poconé.
 
“Pensamos em criar um jogo que fosse interativo, divertido e que ao mesmo tempo levasse informações a respeito da fauna e da flora pantaneira. É um brinquedo muito interessante e que pode ser jogado por duas pessoas ou até mesmo em grupo, já que os colegas podem auxiliar o jogador nas respostas”, explica Alexandre Corbelino, conciliador do Juvam, que estará juntamente com o juiz titular do Juizado, Rodrigo Curvo, e mais dois policiais ambientais participando do projeto.
 
O Ribeirinho Cidadão começou na quinta-feira (19 de fevereiro) em Barão de Melgaço. Ao todo, 26 comunidades ribeirinhas, entre Barão e Poconé, receberão uma série de serviços, na área jurídica, de saúde e assistência social.
 
 
Janã Pinheiro
Coordenadoria de Comunicação do TJMT
imprensa@tjmt.jus.br
(65) 3617-3394/3409