Enquete
Fechar
Enquetes anteriores

Poder Judiciário de Mato Grosso

 
Notícias

22.07.2013 16:00

Apolo Eletrônico será implantado em agosto
Compartilhe
Tamanho do texto:
Em agosto, a Corregedoria-Geral da Justiça de Mato Grosso (CGJ) dará início ao projeto piloto do sistema Apolo Eletrônico na Comarca de Poconé (104 km a sul de Cuiabá), unidade judiciária escolhida para receber a ferramenta que permite que todo o trâmite processual seja feito de maneira 100% on line, desde a petição até a sentença.
  
No dia 30 de julho, às 16h, técnicos do Departamento de Aprimoramento da Primeira Instância (Dapi/CGJ) vão apresentar as funcionalidades do sistema à diretoria executiva do projeto, formada pelos desembargadores Orlando Perri (presidente do TJMT) e Sebastião de Moraes Filho (corregedor-geral).
  
“Os testes já começaram a ser feitos para que seja possível o início dos trabalhos em forma de projeto piloto já no mês de agosto. A expectativa é desafogar o estoque das comarcas com maior volume processual, atendendo a meta de redução da taxa de congestionamento”, destaca o diretor do Dapi, Reginaldo Cardozo.
  
A ferramenta, desenvolvida pelo Dapi em parceria com a Coordenadoria de Tecnologia da Informação do TJMT, traz uma série de vantagens para os usuários da Justiça. Dentre elas destacam-se a acessibilidade a qualquer hora via internet, a racionalização dos procedimentos processuais nas varas e gabinetes, a economia de papel e de recursos humanos, a maior celeridade no trâmite dos processos, e, para os usuários externos, a possibilidade de dar início ou movimentar o feito sem a necessidade de se deslocar ao Fórum.
  
O assessor de projetos e sistemas do Dapi, Uiller Del Prado, ressalta outra vantagem desse sistema: atuação de maneira ‘híbrida’, ou seja, os processos poderão ser movimentados quer seja no meio físico ou no eletrônico. “Um processo que já estiver em trâmite no meio físico poderá ser movimentado de forma eletrônica. Essa é uma das vantagens em relação aos sistemas já em funcionamento”.
  
 
Lígia Tiemi Saito Arruda
Assessoria de Comunicação CGJ-MT
(65) 3617-3620
  
Leia mais:
  
 
  
 Corregedoria: Justiça com compromisso social