Enquete
Fechar
Enquetes anteriores

Poder Judiciário de Mato Grosso

 
Notícias

15.03.2012 16:38

Piloto aprimorará sistema com base em servidores
Compartilhe
Tamanho do texto:
Servidores da Corregedoria-Geral da Justiça e das coordenadorias Judiciária, Administrativa, Financeira, de Tecnologia da Informação, de Controle Interno e de Recursos Humanos do Tribunal de Justiça de Mato Grosso participaram nesta quarta-feira (14 de março) do curso pilotodo Sistema de Controle de Informação Administrativa (CIA). A proposta da iniciativa foi aprimorar a capacitação que será desenvolvida entre 26 de março e 11 de abril, com 10 turmas de 20 servidores cada. O CIA substituirá os sistemas Gedoc e Atenas.
 
           Os 14 servidores que participaram do curso elogiaram a funcionalidade do novo sistema. “É exatamente o que precisávamos, economia e celeridade, com uma linguagem clara. Utilizando apenas um sistema conseguiremos dinamizar o que outros dois faziam. Temos que dar os parabéns à equipe, pois é um trabalho de longa data e o resultado será ótimo”, pontuou a servidora da Diretoria-Geral do TJMT, Nilce Maria.
 
           “O sistema é muito interessante, vai facilitar muito o trabalho, Antes o servidor teria que sair da sala para protocolar um documento e logo será possível fazer isso virtualmente. É muito funcional”, disse a servidora que trabalha na Coordenadoria de Controle Interno, Paula Carolina Guimarães.
 
O sistema vem sendo desenvolvido pela Coordenadoria de Tecnologia da Informação do TJMT há um ano. Atualmente, um documento administrativo tem origem no Protocolo, é registrado no Gedoc, para em seguida ser destinado à área responsável. Em alguns casos, ele pode se tornar um processo, oportunidade em que o trâmite passa a correr no Sistema Atenas (substituindo Gedoc), sendo que a numeração de identificação é alterada a partir de então. Com o implemento do CIA, haverá unificação, padronização e gestão dos documentos pela plataforma Web, o que não ocorria antes.
 
            “Os dois sistemas Atenas e Gedoc funcionaram respectivamente por 17 e 9 anos, e não poderiam ser ampliados para as comarcas. Agora faremos isso. Com esta funcionalidade também desafogaremos o Protocolo. Boa parte das melhorias foi indicada pelo próprios servidores, o que deixa o sistema mais próximo do necessário. Acredito que o CIA possa ser utilizado pelo Poder Judiciário de Mato Grosso pelos próximos 10 anos”, enfatizou o gerente do projeto CIA, Odilon Rauen Júnior, que ainda sustentou que, de acordo com o desenvolvimento do sistema, o mesmo poderá ser oferecido ao Conselho Nacional de Justiça.
 
            A expectativa é de que no segundo semestre as atividades sejam implantadas nas comarcas. O piloto realizado na Escola dos Servidores também servirá de base para o treinamento destes servidores, que serão capacitados por intermédio do sistema de Ensino a Distância (EAD). “Durante o piloto avaliamos a reação do usuário final. Vamos aprimorar as faltas e melhorar a capacitação também de forma virtual. Os servidores poderão, via chat ou fórum on line, tirar suas dúvidas. É um curso à distância, sem distância”, assinalou o gestor de Ensino à Distância da Escola dos Servidores, Ruy Fonseca.   
 
 
Fotos: Jocil Serra/ Agência Phocus
 
Coordenadoria de Comunicação do TJMT
imprensa@tj.mt.gov.br
(65) 3617-3393/3394