Enquete
Fechar
Enquetes anteriores

Poder Judiciário de Mato Grosso

 
Notícias

14.03.2012 12:42

Novo sistema será implantado no próximo mês no TJ
Compartilhe
Tamanho do texto:
            O sistema Controle de Informação Administrativa (CIA) foi desenvolvido pela Coordenadoria de Tecnologia da Informação do Tribunal de Justiça de Mato Grosso para facilitar o gerenciamento de processos, documentos e expedientes utilizados por magistrados e servidores, de forma rápida e leve. Quando instalado, o programa, elaborado com tecnologia mais avançada, moderna e com plataforma mais rápida, substituirá os sistemas Gedoc e Atenas, atualmente em uso na instituição.
            
            O coordenador da Tecnologia da Informação do TJMT, Carlos Campelo, ressalta que é como se os dois programas fossem fundidos. A nova ferramenta terá as funções Workflow e GED (Gerenciamento Eletrônico de Dados), responsáveis por enviar e gerenciar arquivos, de maneira muito mais segura (sem riscos de perda de dados) e com fácil acesso. Desenvolvido em plataforma web, o sistema está disponível na internet e por isso será possível a expansão para as comarcas.
             
Conforme explicou o coordenador, o CIA está previsto para ser lançado no dia 16 de abril, inicialmente na sede do TJMT, e no segundo semestre deverá ser expandido para as comarcas do estado.
 
“Acredito que não haverá dificuldades dos servidores se adaptarem ao novo sistema. Eles já estão acostumados com esses processos e o CIA possui ferramentas parecidas, mas de cara nova”, afirma Odilon Rauen Júnior, gerente do projeto CIA.
 
            A nova ferramenta já foi implantada como projeto piloto em algumas áreas da sede, como na Ouvidoria-Geral da Justiça. “O CIA é simples e de fácil manuseio. Possui características do antigo sistema para facilitar a adaptação, além de permitir o acompanhamento dos expedientes pelo gestor, o que propicia o melhor gerenciamento da área”, destaca Karine de Moraes Giacomeli de Lima, diretora do setor.
 
            Padronização de documentos e mais funcionalidade no momento de acessar informações registradas no sistema são recursos presentes no novo programa, que objetiva ser o único sistema de acompanhamento e registro de andamento dos processos administrativos. O software também conta com um editor de texto especial, já timbrado com cabeçalho e rodapé do Poder Judiciário, sendo dispensável a criação de novos documentos e a utilização de anexos por e-mail.
 
            O sistema Atenas foi implantado em 1995 e o Gedoc foi criado em 2003 para substituí-lo, porém acabou não suprindo as necessidades e transformou-se num aliado do antigo programa. Com a nova ferramenta, os dois sistemas deverão cair em desuso.
 
 
 
Coordenadoria de Comunicação do TJMT
imprensa@tj.mt.gov.br
(65) 3617-3393/3394