acessibilidade do site.

 29/03/2025   14:23   

Compartilhe: 

Verde Novo promove ações concretas de educação ambiental com plantio de mudas em Cuiabá

Um grupo de quase 15 pessoas está acompanhando o plantio de uma muda de árvore. Duas delas, um homem e uma mulher, estão agachadas manipulando a terra envolta da muda que foi plantada. Os demais integrantes, composto por mulheres, homens e crianças, observam o plantio.Promover a consciência ambiental para além da preservação dos ecossistemas é uma das propostas do Programa Verde Novo, do Poder Judiciário de Mato Grosso (PJMT). A partir de ações concretas, a iniciativa conta com a ajuda das comunidades locais para promover plantios de mudas de árvores nativas do bioma do Cerrado. Na manhã deste sábado (29 de março), o programa atendeu ao pedido feito por moradores da região Leste de Cuiabá para arborizar a Praça Santa Rita de Cássia. A recuperação arbórea do espaço foi realizada pela própria comunidade, que recebeu orientações técnicas sobre o plantio e o cultivo correto para o desenvolvimento das espécies. 

Ipês-brancos, amarelos e roxos, aroeira, gonçaleiro, ingá, pata de vaca e jacarandá passam a compor os espaços que eram ocupados pelo mato que ocupava a Praça Santa Rita de Cássia. A mudança desse cenário só foi possível porque a comunidade local manifestou interesse nas ações do Programa Verde Novo para, em conjunto com a Secretaria Municipal de Meio Ambiente, coordenar os trabalhos de plantio de espécies adequadas para o local. 

O convite partiu da Associação Casa da Amizade de Cuiabá, entidade sem fins lucrativos, que desenvolve trabalhos filantrópicos e está à frente do projeto Cuiabá Cidade Verde. 

Em destaque está uma Carla Moraes, uma mulher branca de cabelos ondulados até o ombro. Ela usa um chapéu de palha claro, óculos escuros e uma camiseta branca. Carla está em uma praça com gramados verdes e o dia está ensolarado. “Essa é a terceira vez que acionamos o Programa Verde Novo para fazer desse projeto uma realidade. A associação é formada só por mulheres e estamos preocupadas com o microclima de Cuiabá. Todos já estamos sofrendo com o clima quente, e, por isso, queremos mudar essa realidade e preparar um ambiente mais agradável para as futuras gerações”, explicou Carla Moraes Farah, presidente da Casa da Amizade.

Na força tarefa para reconquistar o título de Cidade Verde estavam João Pedro Costa Marques, 8 anos, e Raul Benício Michelini, 5 anos. Os dois participaram ativamente do plantio das mudas e fizeram o compromisso de cultivá-las. “Plantei um monte de mudas, Ipê-branco e roxo. Gosto de brincar na praça e agora vai ter árvore para vir mais papagaio, agora vou aguar e cuidar delas para elas crescerem”, disse João Pedro. 

A imagem mostra Raul Benício, 5 anos. Ele é uma criança de pele branca, usa óculos escuros e um boné branco com estampas de dinossauro verde. A sua frente há o microfone da TV Justiça, a qual o jovem concede uma entrevista. Raul está em uma praça com gramados verdes e a luz do sol aparece ao fundo. Animado por poder auxiliar no plantio, Raul Benício estava empenhado na tarefa de deixar a praça mais arborizada. “Adorei aprender a plantar, ajudei a tirar a planta dos saquinhos e colocar nos buracos e tampar com terra. Agora vou ajudar a cuidar dela”, comemorou o pequeno, ao lado da mãe, Ana Paula Mechellini, que elogiou a ação. “É fundamental incentivar as crianças a vir ajudar a plantar para que essa praça e outras fiquem mais bonitas e com clima mais agradável”, concluiu. 

Além da parceria com a Associação Casa da Amizade de Cuiabá, o plantio deste sábado contou com a participação da BPW Várzea Grande.
 
Educação

Além de coordenar o plantio de mudas em todo o Estado, o Programa Verde Novo atua na construção de cidadãos mais comprometidos com o meio ambiente. 

No centro da imagem está Rosiane Carnaíba, uma mulher branca, cabelos cacheados prestos. Ela usa um boné de aba preto e os cabelos estão preso em um coque no alto da cabeça. Rosiane usa uma camiseta azul escura e a sua frente há um microfone da TV Justiça, a qual ela concede uma entrevista. “A educação ambiental que promovemos envolve toda a comunidade, sejam instituições, associações ou grupos. Primeiro, incentivamos ao falar dos benefícios de plantar árvores nos espaços urbanos, depois ensinamos como plantar e cuidar. Nossa atuação de conscientiza envolve também as crianças, que desde cedo entendem a importância do cuidado com o meio ambiente e da arborização urbana”, esclarece Rosiani Carnaíba, engenheira florestal do Verde Novo.

Programa Verde Novo

O Programa Verde Novo tem como gestor-executivo o desembargador Rodrigo Roberto Curvo, que em 2017 idealizou o então projeto Verde Novo, que atua na promoção da arborização urbana, educação ambiental e engajamento comunitário.

Atualmente, o programa é reconhecido pelas ações de plantio e doação de mudas em Cuiabá, Várzea Grande, Barra do Garças e municípios interessados na ação. A iniciativa busca amenizar os efeitos do calor a partir do engajamento da população, que atua efetivamente na criação de espaços urbanos mais verdes e agradáveis.
Desde a criação, já foram distribuídas e plantadas mais de 220 mil mudas de árvores, contando com a parceria de escolas, empresas, organizações da sociedade civil e voluntários.

Todos os interessados em contribuir na construção de cidades mais verdes podem atuar como voluntários no Programa Verde Novo. Basta solicitar por e-mail a sua inclusão no grupo de mensagens. Nesse espaço são divulgados, em primeira mão, o calendário de ações e outras informações sobre as iniciativas do programa.
O programa é viabilizado por meio de Termo de Cooperação Técnica com o Instituto Ação Verde e municípios parceiros, em colaboração com instituições, como Energisa, TVCA, Fiagril e Unicred, que apoiam a doação de mudas e a execução das atividades.

Para saber mais, entre em contato pelo e-mail: verdenovo@tjmt.jus.br ou Instagram: @programa.verdenovo 

ZAP MUDAS

Se você deseja plantar uma árvore em sua calçada, quintal, terreno, escola, igreja ou em qualquer espaço coletivo que precise de mais verde, o Programa Verde Novo oferece gratuitamente mudas de árvores nativas do Cerrado, frutíferas e ornamentais, aos moradores de Cuiabá e Várzea Grande.
A solicitação pode ser feita de forma simples, por meio do ZapMudas, pelo telefone (65) 3648-6879 (WhatsApp).

Priscilla Silva / Foto: Alair Ribeiro

Coordenadoria de Comunicação do TJMT

imprensa@tjmt.jus.br

Notícias Relacionadas

 12/01/2025   13:53

Tribunal de Justiça de Mato Grosso leva ações de impacto social para a 40ª Corrida de Reis

 Continuar lendo

 25/03/2025   08:35

Programa Verde Novo: Cidadãos podem solicitar mudas de árvores por meio do WhatsApp

 Continuar lendo

 27/03/2025   08:46

Vídeo: Tribunal de Justiça e comarcas aderem à campanha de conscientização socioambiental

 Continuar lendo