acessibilidade do site.

 24/03/2025   11:00   

Compartilhe: 

Tribunal de Justiça de Mato Grosso amplia ações de inclusão com evento sobre autismo em Sinop

Conhecida como a Capital do Nortão, Sinop (501 km de Cuiabá) assumiu nesta segunda-feira (24 de março) uma nova e simbólica identidade: a de Capital da Inclusão. Por meio do projeto TJMT Inclusivo: Capacitação e Conscientização em Autismo, o Tribunal de Justiça de Mato Grosso (TJMT) promove no município um dia inteiro de debates sobre o Transtorno do Espectro Autista (TEA), reflexões e trocas de saberes com foco na neurodiversidade.  

Idealizada pela Comissão de Acessibilidade e Inclusão do TJMT, presidida pela desembargadora Nilza Maria Pôssas de Carvalho — que também é vice-presidente do TJMT —, a ação reuniu cerca de 1100 pessoas, tanto no auditório da Universidade do Estado de Mato Grosso (Unemat), como de maneira virtual, por meio da transmissão do evento no canal do TJMT no Youtube (@tjmteventos). Profissionais da saúde e da educação, operadores do Direito, mães, pais, cuidadores, pessoas autistas e representantes da sociedade civil discutem caminhos mais empáticos e inclusivos. 

O evento híbrido, ao reunir nomes de referência no debate sobre o TEA, evidenciou a importância do olhar sensível no respeito às diferenças para a construção de uma sociedade mais acessível, enxergando além dos diagnósticos e reconhecendo que inclusão não é apenas um direito, mas também um dever coletivo. 

“Visamos conscientizar e sensibilizar toda a sociedade sobre o TEA. É de extrema importância que magistrados(as) compreendam adequadamente o tema, que é frequentemente levado a julgamento. A correta compreensão permitirá que exerçam suas funções de maneira informada, sensível e justa. Da mesma forma, é fundamental capacitar servidores(as) para o atendimento humanizado e eficaz das pessoas e suas famílias”, afirmou a magistrada na abertura. “Outro propósito é também fomentar a inclusão social e o respeito a essas pessoas, promovendo interações positivas e construtivas entre pessoas neurotípicas e autistas, buscando desmistificar conceitos equivocados sobre o autismo. Também divulgar os direitos das pessoas com TEA e oferecer informações claras sobre legislações específicas, benefícios sociais e recursos disponíveis para apoio”, complementou. 

A abertura ainda contou com a presença do diretor-geral da Escola Superior da Magistratura (Esmagis-MT), desembargador Márcio Vidal, que falou sobre a relevância do debate. “Esse evento tem esse objetivo: o diálogo, a capacitação para municiar alunos, professores, profissionais da saúde e também da magistratura. Temos inúmeros casos que chegam ao 1º grau e à Corte estadual, justamente trazendo conflitos de interesses diversos. E a Esmagis-MT, por justamente atuar na capacitação, não poderia ficar de fora. Fica nossa mensagem de agradecimento”, revelou.   

O juiz-auxiliar da Vice-Presidência do TJMT, Antonio Veloso Peleja Junior, também organizador do evento, enalteceu o empenho coletivo para esse amplo debate sobre o TEA. “Muito importante que o Judiciário tenha essa bandeira, traga esse diálogo para a sociedade. É também preciso que os(as) magistrados(as) entendam o TEA para que decidam de maneira consciente, de uma maneira a considerar todas as nuances dos casos”, apontou. 

Para o prefeito de Sinop, Roberto Dorner, a iniciativa reforça a necessidade de disseminação do conhecimento e informação sobre o TEA. Sinop, atualmente, conta com a Associação de Amigos do Autista (AMA).

“Fico emocionado com esse evento aqui promovido pelo Tribunal de Justiça. É preciso capacitar mais pessoas porque todos temos o dever de cuidar das pessoas com autismo. Quando cada um faz sua parte, essas pessoas não sofrem, porque isso acontece por falta de cuidado e esse cuidado é nosso. Queremos que todos sejam felizes. Cada um cuidando um pouquinho”, disse. 

Também compuseram a mesa de autoridades na abertura do evento a juíza-diretora do Foro de Sinop, Melissa de Lima Araújo; o diretor político-pedagógico e financeiro do campus de Sinop da Unemat, Julio Cesar Benatti; o promotor de Justiça, Milton Cesar Padovan, representando a 2ª Promotoria de Justiça Civil de Sinop; a defensora pública Luciana Barbosa Garcia; o presidente da 6ª subsecção de Sinop da OAB-MT, Reginaldo Monteiro de Oliveira; e a vereadora Sandra Donato, representando o legislativo municipal. 

Após a apresentação de um vídeo institucional, a primeira atividade foi ministrada pela poetisa Ceila Monica Ferraz Alencastro de Moura, com a palestra “Se podemos acessar nosso próximo, também pode dela desfrutar”, assim como a participação de Josilene Moraes, da Associação das Mães dos Autistas de Sinop (AMA), que emocionou o público ao compartilhar histórias e desafios vivenciados no dia a dia.  

Programação – Dentre os destaques, estão debates com profissionais da área médica e de saúde, como o psiquiatra Bruno Trevisan, a psicomotricista Alyne Gracioli, a neuropsicóloga Isabella Trombetta, a pediatra Anna Leticia Sant’anna Yanal e a psicóloga Tatiany Chocair, como também uma análise comportamental das crianças autistas em sala de aula, encampadas pela mestre em Educação, Andressa Damaceno e pelas psicólogas Eloísa Lima e Luciana Mota.  

No período vespertino, além da previsão de debates sobre “Inclusão Social e neurodiversidade”, com a doutora em Neurociências, Anita Brito, e o painel “Lugar de autista é onde ele quiser estar”, apresentado pelo ativista autista Nicolas Brito Sales, escritor e fotógrafo, a programação conta ainda com a roda de conversa “O uso da tecnologia assistiva em crianças com Transtorno do Espectro Autista”, que contará com a presença da juíza da Comarca de Sinop, Melissa de Lima Araújo, ao lado de profissionais da psicopedagogia, fonoaudiologia e da Defensoria Pública, tendo como foco questões ligadas à inclusão escolar, tecnologia assistiva, atendimento jurídico e o papel do sistema de Justiça no acolhimento das pessoas com autismo.

Confira a íntegra da programação em Sinop

Saiba mais sobre a programação em Sorriso

Acesse a transmissão do evento.  

A ação, promovida pela Comissão de Acessibilidade e Inclusão, Escola Superior da Magistratura de Mato Grosso (Esmagis-MT) e Escola dos Servidores, integra uma série de eventos realizados pelo TJMT em cumprimento à Resolução 401/2021 do Conselho Nacional de Justiça (CNJ), que estabelece diretrizes de acessibilidade e inclusão de pessoas com deficiência no âmbito do Judiciário.  

Após Sinop, o TJMT Inclusivo seguirá para o município de Sorriso (397 km de Cuiabá) nesta terça-feira (25 de março), e encerrará o circuito em Cuiabá, no dia 4 de abril, em parceria com a Prefeitura da Capital.

Talita Ormond / Foto: Alair Ribeiro

Coordenadoria de Comunicação do TJMT

imprensa@tjmt.jus.br

Notícias Relacionadas

 15/01/2025   08:14

TJMT determina que plano de saúde mantenha tratamento de crianças com autismo

 Continuar lendo

 25/03/2025   09:30

TJMT Inclusivo promove reflexões sobre inclusão real de pessoas com autismo

 Continuar lendo

 26/03/2025   09:14

Magistratura mato-grossense avança na construção de orientações jurídicas sobre TEA

 Continuar lendo