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Poder Judiciário de Mato Grosso

 
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05.07.2024 15:00

Centros de Atendimento às Vítimas de Crimes e Atos Infracionais atenderam quase 2 mil pessoas
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Os Centros de Atendimento às Vítimas de Crimes e Atos Infracionais (CEAVs) de Cuiabá e Várzea Grande atenderam quase 2 mil pessoas no primeiro semestre de 2024.
 
No CEAV do Fórum de Cuiabá, foram realizados 921 atendimentos de janeiro a junho, incluindo as áreas de psicoterapia, jurídico, social, segurança pública, saúde, educação e trabalho. 
 
No CEAV do Fórum de Várzea Grande, o número foi semelhante: 946 atendimentos, entre atendimentos individuais, encaminhamentos, orientações e ambiente de espera.
 
Os centros oferecem atendimento multidisciplinar que inclui psicólogos, assistentes sociais, garantindo um suporte integral à vítima. São espaços dentro dos fóruns que oferecem um ambiente confortável e acolhedor para mulheres, crianças, com equipamentos lúdicos, ajuda para consulta processual e orientação às vítimas e seus familiares. 
 
“Já faço terapia há um ano e meio, por ali você pode marcar tudo. Eu vou atrás para que possa ser acompanhada minha família porque todo mundo ficou doente, meus filhos, de um casamento de mais de 30 anos que deixou sequelas em mim e nos filhos”, conta G.S., 57 anos, vítima de violência doméstica que é atendida pelo CEAV de Várzea Grande. 
 
“A irmã de uma vítima veio para participar de uma audiência em que não houve audiência porque a vítima é acamada. Ela veio para a gente muito adoecida também por questão da irmã que é doente e nós a encaminhamos para um projeto chamado EMAD, que é uma equipe multidisciplinar de atenção domiciliar”, relatou a assistente social Eliene Vicente, do CEAV de Várzea Grande, em um caso atendido pela equipe. 
 
Os serviços oferecidos são: atendimento multidisciplinar (psicólogas/assistentes sociais), encaminhamentos necessários à rede de serviços públicos, sala de espera para vítimas, ambiente ludoterapêutico, orientações processuais e atendimento e acolhimento de familiares. 
 
Para conhecer melhor ou entrar em contato com os centros, acesse o hotsite:
 
Assista à reportagem em vídeo:
 
#Paratodosverem. Esta matéria possui recursos de texto alternativo para promover a inclusão das pessoas com deficiência visual. Descrição de imagem: Foto horizontal colorida da área interna do Centro Especializado de Atendimento. Em primeiro plano, uma porta de vidro está aberta e tem a logo do centro em azul marinho. Em profundidade, o hall de entrada do Centro, onde se vê uma mesa com computador, uma mesa de centro, tapete e sofá. Uma planta adorna o local. Na parede, há uma faixa grande em azul escrito “Você não está só”. 
 
Mylena Petrucelli/Foto: Alair Ribeiro 
Coordenadoria de Comunicação da Presidência do TJMT 
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