Enquete
Fechar
Enquetes anteriores

Poder Judiciário de Mato Grosso

 
Notícias

10.12.2020 14:46

Desembargadora Clarice é coautora de livro que aborda práticas sistêmicas
Compartilhe
Tamanho do texto:
A desembargadora Clarice Claudino da Silva, presidente do Núcleo Permanente de Métodos Consensuais de Solução de Conflitos (Nupemec), do Judiciário mato-grossense, é coautora do livro Práticas Sistêmicas na Solução de Conflitos. A obra será lançada na terça-feira (15 de dezembro), em São Paulo, às 19h (18h em Mato Grosso), presencialmente e pelas redes sociais da Editora Leader.
 
“Ficamos muito felizes quando fomos convidadas para compartilhar com vários outros coautores a experiência com as Oficinas de Direito Sistêmico do Tribunal de Justiça de Mato Grosso”, destacou a magistrada, assinalando que traz na obra o relato de um ‘case’ ocorrido no Centro Judiciário de Solução de Conflitos e Cidadania (Cejusc) da Infância e Juventude da Comarca de Cuiabá.
 
Doutora Clarice Claudino contou que o resultado foi muito marcante para todos os envolvidos, dada a reconexão que proporcionou ao adolescente com a própria família e com a consciência e responsabilidade dele. “Isso dá a dimensão e a importância da visão sistêmica como ferramenta para complementar o tratamento adequado de conflitos e promover paz entre as pessoas”, sublinhou a desembargadora.
 
A obra - O livro reúne os grandes precursores da aplicação da filosofia sistêmica na prática da solução de conflitos, como juízes, desembargadores, advogados, mediadores, peritos, psicólogos e consteladores. Eles contam o antes e depois da postura de cada um na prática profissional, com exemplos de soluções em casos concretos, diferentes formas de trabalhar com as constelações nos tribunais, oficinas, escritórios, em diagnósticos de atuações processuais, nos consultórios e mais.
 
De acordo com a Leard, são histórias reais, transformações reais. A organização da obra diz que não é milagre, e sim apenas seres humanos que aprenderam uma maneira de auxiliar pessoas em conflito a se olharem como seres humanos. “É possível trabalhar no Direito a partir de uma consciência mais elevada e amorosa”.
 
Coautores - Clarice Claudino da Silva, Cristina Samara Siqueira Breve, Daniele Cristine Andrade Précoma, Elodéa Palmira Perdiza, Flávia Padilha Barbosa Melo, Gilberto Aparecido Mori de Souza, Gilmara Thomé, Gisele Chaves, Jairo Silva Melo, Janine Ferro Lôbo, Kellen Carneiro de Medeiros, Lilian Theodoro Fernandes, Luciana Macedo Vieira Gonçalves da Silva, Michel Rosenthal Wagner, Nathally Priscylla Ferreira Moraes Renata Albuquerque Palcoski, René Schubert, Rosana Mello, Silvia Vidal Salmasi, Tatiane Colombo, Thays Ayres Coelho, Tiago Hansen e Viviane Pires Carvalho
 
Na terça-feira, às 18h de Mato Grosso, acesse uma das redes sociais (Facebook e Youtube) da Editora Leard e participe do lançamento:
https://www.facebook.com/editoraleader/ e https://www.youtube.com/c/EditoraLeader
 
 
Álvaro Marinho
Coordenadoria de Comunicação do TJMT
imprensa@tjmt.jus.br