acessibilidade do site.

 03/04/2025   14:28   

Compartilhe: 

TJMT encerra tour de estudantes do Univag por órgãos públicos na Capital

Para quem estava acostumado com as salas de aula fechadas do ensino médio e cursinhos preparatórios para os vestibulares e Enem, visitar o Tribunal de Justiça ao vivo e a cores no primeiro mês de faculdade foi algo surpreendente. Na terça e quarta-feira (1º e 2 de abril), o programa Nosso Judiciário recebeu os calouros de Direito do Centro Universitário de Várzea Grande (Univag).

Este é o segundo ano que o Centro Acadêmico (CA) de Direito do Univag fica responsável pela organização de visitas ao TJ. A ação teve tanta adesão que foi necessário dividir a turma em dois dias. A intenção por trás era, além de motivar, introduzir o mundo jurídico aos calouros.

A presidente do CA, Isabela Gaudie Lei, explicou que foram 100 inscrições para realizar o tour pelos prédios da Ordem dos Advogados do Brasil, Defensoria Pública, Turma Recursal dos Juizados Especiais e Tribunal de Justiça. Tudo parte do Mês de Introdução do Calouro, organizado por ela e outros representantes.

Aluna do 7º semestre, Isabela já realizou outras visitas ao Palácio da Justiça de Mato Grosso, mas ainda lembra-se da primeira vez no TJMT quando era caloura. O retorno agora no fim do curso a fez perceber o quanto evoluiu. “Quando eu vim, tive uma dificuldade muito grande de entender o que acontecia durante a sessão. Vejo isso também nos alunos. Alguns tiveram também a dificuldade de compreender. Agora é muito diferente, consigo me ambientar melhor e de fato assimilar o que estava sendo dito no julgamento de Segundo Grau."

A estudante Fernanda Raica contou que também ficou um pouco perdida. Ela entrou na Faculdade de Direito direto do Ensino Médio e o curso escolhido sempre foi uma meta pessoal.

A aluna, que só conhecia a Justiça e o Judiciário pelos filmes e séries que assistia na TV, se encantou com a visita. “Tinha uma visão muito da ficção do que é e como é um tribunal, como é feita uma audiência e na realidade é diferente, é um formato diferente”, disse a estudante.

Seguindo o itinerário tradicional do tour pelo TJMT, os alunos assistiram a uma sessão da Primeira Câmara de Direito Público e Coletivo, presidida pela desembargadora Maria Erotides Kneip, onde puderam presenciar duas sustentações orais, isto é, um recurso jurídico que permite que advogados exponham as razões de seus recursos.

Em seguida, conheceram o Espaço Memória e encerraram o tour com um bate-papo com o juiz auxiliar da Corregedoria-Geral da Justiça de Mato Grosso, João Filho de Almeida Portela. Ele compartilhou um pouco de sua trajetória no Judiciário e deixou uma mensagem aos alunos. “Cada um de vocês está capacitado a estar no cargo de juiz, no cargo de promotor, no cargo de professor”, incentivou o magistrado.

Nosso Judiciário - O Projeto Nosso Judiciário é uma iniciativa do TJMT que busca aproximar o Judiciário de duas frentes: acadêmicos de Direito e estudantes do ensino médio. Desde sua criação, o projeto já atingiu 10.676 acadêmicos de 17 municípios e 44 faculdades, consolidando-se como uma ferramenta essencial para a formação jurídica e a conscientização cidadã.

Acesse mais fotos no Flickr do TJMT

Anna Giullia Magro (estagiária) / Foto: Josi Dias

Coordenadoria de Comunicação do TJMT

imprensa@tjmt.jus.br

Notícias Relacionadas

 20/03/2025   10:03

Nosso Judiciário recebe acadêmicos do curso de Direito da Unic Beira Rio

 Continuar lendo

 06/03/2025   18:18

Projeto Nosso Judiciário inicia calendário de visitas nas escolas

 Continuar lendo

 12/03/2025   13:07

Projeto Nosso Judiciário recebe acadêmicos de Direito para visita guiada no TJMT

 Continuar lendo