acessibilidade do site.

 02/04/2025   17:43   

Compartilhe: 

Projeto Ribeirinho Cidadão: equipes prontas para levar cidadania e serviços à população carente

Agora falta pouco! A 18ª edição do Projeto Ribeirinho Cidadão - Rota das Águas está prestes a começar sua jornada, que percorrerá municípios do oeste de Mato Grosso. Com equipes e organização a todo vapor, a caravana de serviços essenciais e cidadania está pronta para "botar o pé na estrada", levando assistência e esperança às comunidades locais. A caravana é organizada pela Justiça Comunitária do Tribunal de Justiça de Mato Grosso (TJMT) e Defensoria Pública do Estado, em parceria com prefeituras, órgãos e entidades parceiras.

Ponto de partida para a transformação social

A primeira parada da comitiva será em Porto Espiridião, marcando o início de uma jornada de dez dias que transformará a vida de milhares de pessoas, como acontece todos os anos. De 07 a 16 de abril, os cidadãos de Porto Espiridião, Jauru, Reserva do Cabaçal e Salto do Céu terão acesso a uma gama de serviços gratuitos, como emissão de documentos, atendimentos jurídicos, assistência social, saúde e atividades educativas.

Mutirão de serviços, garantia de direitos e inclusão

A ação conjunta busca facilitar o acesso da população a serviços essenciais, promovendo a inclusão social e o exercício da cidadania. A expectativa é que milhares de pessoas sejam beneficiadas, a exemplo das duas etapas de 2024, que somaram 35.216 mil atendimentos.

Justiça Comunitária: um elo entre o Judiciário e a sociedade

A Justiça Comunitária, um dos pilares do projeto, desempenha um papel fundamental ao aproximar o Poder Judiciário da sociedade, facilitando o acesso aos serviços e produtos oferecidos. Ela atua como um elo que promove a cidadania, reforça a transparência e incentiva a cultura da paz, contribuindo para que os direitos sejam efetivamente assegurados.

Parcerias que fortalecem a ação

A realização do Projeto Ribeirinho Cidadão - Rota das Águas conta com a colaboração de diversos órgãos e entidades, como o Ministério Público de Mato Grosso, Polícia Civil, Detran-MT, Secretarias de Estado de Assistência Social e Cidadania, Cultura, Turismo, Esporte e Lazer, Ciência, Tecnologia e Inovação, Educação, Assembleia Legislativa, Senar, Tribunal Regional Eleitoral, Instituto Galvan, Casa Civil, Defesa Civil, Secretaria de Segurança Pública, Politec, Polícia Militar, Gefron, Exército Brasileiro, Batalhão da Polícia Militar de Proteção Ambiental, Corpo de Bombeiros, Receita Federal e Marinha do Brasil.

O Batalhão da Polícia Militar de Proteção Ambiental, Corpo de Bombeiros Militar de Mato Grosso, Receita Federal e Marinha do Brasil. 

Justiça Comunitária: um elo entre o Judiciário e a sociedade

A Justiça Comunitária desempenha o papel de aproximar o Poder Judiciário da sociedade, facilitando o acesso da população aos serviços e produtos oferecidos pelo judiciário. Ela atua como um elo que promove a cidadania, reforça a transparência e incentiva a cultura da paz, contribuindo para que os direitos sejam efetivamente assegurados.

Marcia Marafon

Coordenadoria de Comunicação do TJMT

imprensa@tjmt.jus.br

Notícias Relacionadas

 16/01/2025   09:25

Ações sociais: presidente do TJMT confirma continuidade e fortalecimento da Justiça Comunitária

 Continuar lendo

 27/12/2024   14:05

Justiça Comunitária se consolida como elo entre o Poder Judiciário e as comunidades vulneráveis

 Continuar lendo

 24/03/2025   13:42

Tribunal de Justiça de Mato Grosso se prepara para 18ª edição do Projeto Ribeirinho Cidadão

 Continuar lendo