Enfam: magistrados(as) e assessores(as) iniciam Curso de Formação de Formadores Nível 2
A
Escola Superior da Magistratura de Mato Grosso (Esmagis-MT) deu início nesta
quinta-feira (3 de abril) ao módulo presencial do Curso de Formação de
Formadores (Fofo) Nível 2 “A Avaliação e a Comunicação”, destinado a
magistrados(as) e assessores(as) do Poder Judiciário de Mato Grosso.
O
juiz coordenador das atividades pedagógicas da Esmagis-MT, Antônio Veloso
Peleja Júnior, prestigiou a abertura da capacitação e destacou que o curso de
Formação de Formadores é uma exigência da Escola Nacional de Formação e
Aperfeiçoamento de Magistrados Ministro Sálvio de Figueiredo Teixeira, a Enfam.
“Nós
temos três cursos, o primeiro é Fofo 1, com três módulos, e esse Fofo 2. Quem
quer lecionar na Escola da Magistratura precisa necessariamente ter essa
formação e é muito importante porque o professor passa a ter maiores
habilidades para repassar o seu produto, que é justamente o ensino e a
sabedoria”, pontuou.
Conforme
o magistrado, a Escola da Magistratura de Mato Grosso tem a intenção de
preparar não só magistrados e magistradas, mas também servidores e servidoras,
que se fazem presentes nessa formação. “Então, é uma capacitação extremamente
necessária para uma escola que almeja profissionais - juízes, juízas,
servidores e servidoras - mais bem capacitados.”
Atuam
como formadores o professor doutor Erisevelton Silva Lima (pedagogo e doutor em
Educação com ênfase em Avaliação pela Universidade de Brasília - UnB) e o juiz
de Direito Fábio Penezi Povoa, do Tribunal de Justiça do Pará, que é
especialista em Direito da Criança e Adolescente (UFPA e Escola Superior da
Magistratura do TJPA) e em Gestão Pública com ênfase em Processo Civil (Escola
de Governo do Estado e Escola Judicial do TJPA).
De
acordo com o professor Erisevelton Lima, esse curso representa um aprofundamento
do Fofo Nível 1 e uma oportunidade de aperfeiçoar metodologias e temáticas que
os alunos aprenderam na formação anterior.
Segundo
ele, muitas vezes esses magistrados e servidores vêm para a sala de aula para
serem formadores, mas ainda não desenvolveram as competências professorais.
“Nós sabemos que o magistrado, a magistrada, o servidor, normalmente é um
bacharel em Direito, então ele não tem as ferramentas pedagógicas para fazer a
formação dos seus pares e é isso que a gente traz no curso”, observou.
Em
relação à temática da capacitação, o professor destaca que o(a) formador(a)
muitas vezes é bem ou mal avaliado pela forma como se comunica. “A comunicação
não é só por palavras, ela é corporal, ela é visual, ela é gestual. Então, a
postura do formador, da formadora, do professor, da professora, diz muito sobre
a sua própria formação. E sem comunicação, não há interação, e sem interação,
não há educação. Desde o momento em que o magistrado(a) ou servidor(a) atende o
público, ele se torna formador. Como ele profere sua decisão, como ele se
manifesta por escrito, como ele conversa gestualmente com alguém no balcão.
Então, o tempo inteiro ele está se comunicando.”
“Costumo
dizer que todos nós que somos servidores do público, carregamos a imagem da
instituição ou deixamos uma marca da instituição na forma como a gente se
comunica com as pessoas. Ela pode ser até para dar uma notícia ruim, mas se ela
for ética, respeitosa, ela não danifica a imagem da instituição”, ressaltou.
A
juíza Patricia Bedin, que jurisdiciona a comarca de Tapurah, aponta que tem
grandes expectativas em relação ao curso. “O módulo anterior foi muito bom,
proveitoso e recheado de aprendizado. Levando em consideração que esse módulo
trata de Comunicação, ferramenta extremamente importante para nossa profissão,
então a expectativa quanto ao curso é enorme. Usamos comunicação o tempo todo e
é dessa forma que conversamos com o jurisdicionado, então o curso contribui com
certeza na melhor entrega jurisdicional.”
Para
a analista judiciária Patrícia Bachega Soares, a expectativa com relação a esse
novo curso é a melhor possível. “O curso tem uma ementa muito propositiva em
relação a aprimorar a comunicação em sala de aula e aqui já foi falado sobre as
habilidades das avaliações, como melhorar o processo avaliativo no campo
docente. Então, nós estamos empolgados e esperançosos em poder aplicar os
ensinamentos que serão dados aqui no Fofo na sala de aula posteriormente, nos
cursos a serem ministrados.”
Conforme
a servidora, esse trabalho vai ser positivo também para as ações que envolvem
as pessoas privadas de liberdade. “Desenvolvemos no GMF [Grupo de Monitoramento
e Fiscalização do Sistema Carcerário] inúmeros projetos destinados a pessoas
privadas de liberdade, egressos e familiares, ministrando cursos e formações,
auxiliando também os demais órgãos na execução dessas políticas. Então,
acredito que os ensinamentos desse curso serão muito proveitosos no exercício
dessas atividades dentro do GMF”, complementou.
Essa
capacitação, ofertada na modalidade semipresencial, é devidamente credenciada
pela Escola Nacional de Formação e Aperfeiçoamento de Magistrados Ministro
Sálvio de Figueiredo Teixeira (Enfam) e válida para fins de vitaliciamento e/ou
promoção de magistrados(as).
Ao
todo, foram oferecidas 50 vagas para uma capacitação de 20 horas/aula. As
atividades foram desenvolvidas nos dias 2 de abril (EAD-4h), de maneira virtual
assíncrona (Plataforma Moodle), e ocorrerão de maneira presencial nos dias 3 e
4 de abril, das 8h às 12h e das 13h30 às 17h30, na sede da Esmagis.
Na
ementa constam os seguintes tópicos: Estratégias de Ensinagem, Gestão e
Planejamento da Docência com o Uso de Métodos Ativos, e Instrumentos,
Procedimentos e Técnicas de Avaliação para Desenvolvimento de Competências
Profissionais na Formação de Formadores.
Outras
informações podem ser obtidas pelo e-mail esmagis@tjmt.jus.br ou pelos
telefones (65) 3617-3844 / 99943-1576.
Lígia Saito / Foto: Alair Ribeiro
Assessoria de Comunicação da Esmagis - MT
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