acessibilidade do site.

 03/04/2025   15:38   

Compartilhe: 

Comarca de Lucas do Rio Verde acompanha expansão da região e se moderniza ao longo de 27 anos

A Comarca de Lucas do Rio Verde completa 27 anos de instalação nesta quinta-feira (04 de abril), um período significativo de serviços dedicados à comunidade local. Durante esse tempo, a Comarca testemunhou o crescimento e desenvolvimento do município, acompanhando as demandas da sociedade e adaptando-se às novas realidades.

A Comarca foi instalada em 1998, quando Lucas do Rio Verde ainda era uma cidade com aproximadamente 16 mil habitantes. Hoje, o município se destaca como um dos que mais crescem no país, em média 9% ao ano, e tem uma população estimada, em 2024, de 92.256 pessoas. Os dados são do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatísticas (IBGE).

Atualmente, a Comarca conta com quatro Varas Cíveis, duas Varas Criminais, uma Vara Especializada dos Juizados Especiais e um Centro Judiciário de Solução de Conflitos e Cidadania (Cejusc). Faz parte da Comarca, o Distrito de Groslândia, localizado a 55 km da sede do município.

Desde dezembro de 2023, o diretor do Foro da Comarca é o juiz Evandro Juarez Rodrigues, que atua na unidade desde 2021. Ele afirma ser muito fácil trabalhar em Lucas do Rio Verde. “Temos servidores muito atuantes e cooperativos. Além de estarmos privilegiados com um edifício novo, moderno e confortável a todos.”

Pensando no futuro

O Fórum de Lucas do Rio Verde conta hoje com uma equipe de 132 profissionais, incluindo os sete magistrados: Fábio Pettengil, titular da 2ª Vara Criminal; Conrado Machado Simão, titular da 1ª Vara Criminal; Luís Felipe Lara de Souza, titular da 4ª Vara Criminal; Maurício Alexandre Ribeiro, do Juizado Especial Cível e Criminal; Ricardo Nicolino, da 2ª Vara Cível; Jean Paulo, 1ª Vara Cível; e o diretor do Foro e titular da 3ª Vara Criminal, Evandro Juarez Rodrigues.

Também trabalham no Fórum 51 servidores efetivos, 20 comissionados, 17 terceirizados, 16 credenciados, 17 estagiários e quatro militares. E pela previsão do juiz diretor, a chegada das obras de duplicação da BR-163 e a construção de redes ferroviárias prometem impulsionar ainda mais o crescimento da região, resultando num aumento significativo no volume de processos e atividades judiciais.

“Atualmente buscamos ampliar o número de servidores, considerando que Lucas é uma das cidades que mais cresce no estado e no Brasil. Estamos pensando no futuro, visando dar o melhor atendimento ao público e visando mudanças que permitam uma efetiva e transparente prestação dos serviços judiciais”, explicou o magistrado.

Inaugurado em 2020, o prédio tem projeto arquitetônico modular, o que permite que seja ampliado conforme as demandas da Comarca. A estrutura, com aproximadamente cinco mil metros quadrados de área construída, é ampla e moderna, garantindo acessibilidade.

A localização do fórum na Cidade Jurídica, onde também se estão os prédios da Justiça do Trabalho, Ministério Público, Defensoria Pública e OAB, facilita o acesso da população aos serviços jurídicos.

Histórias da Comarca

A gestora-geral do Fórum de Lucas do Rio Verde, Marisa Antônia Tábile, contou que na inauguração da Comarca, a primeira escrivã, Vilma Pinheiro Machado, vinda de Porto dos Gaúchos, teve a responsabilidade de treinar os servidores da secretaria, que eram contratados pela prefeitura. Inicialmente, a Comarca contava apenas com dois Oficiais de Justiça transferidos de Diamantino e um avaliador.

Atualmente, apenas quatro servidores da Comarca estão aposentadas, sendo que apenas uma do período da inauguração.

Já passaram pela Comarca, inúmeros juízes e juízas que contribuíram, com trabalho árduo e comprometido, com o crescimento e aprimoramento dos serviços prestados à população luverdense.

Paulo Roberto da Silva Pedroso; Edleuza Zorzetti M. da Silva; André Barbosa Guaianasi Simões; Elza Yara Ribeiro Sansão Santos; João Thiago de França Guerra; Leilamar Aparecida Rodrigues; André Luciano Costa Gahyva; Júlio César Molina D. Monteiro; Wladys Roberto Freire do Amaral; Bruno D’Oliveira Marques; Cássio Luis Furim; Gleidson Grisoste Barbosa; Hugo José Freitas da Silva; Cristiano dos Santos Fialho; Gerardo Alves da Silva Junior; Gisele Alves da Silva; Melissa de Lima Araújo; Evandro Juarez Rodrigues; Ramon Fagundes Botelho; Cristhiane Trombini Puia Baggio; e Túlio Duailibi Alves de Souza, atualmente, juiz-auxiliar da presidência do TJMT.

Marcia Marafon

Coordenadoria de Comunicação do TJMT

imprensa@tjmt.jus.br

Notícias Relacionadas

 12/02/2025   14:57

Juizado Especial de Lucas do Rio Verde destina recursos para 21 projetos sociais

 Continuar lendo

 01/04/2025   08:25

Juiz de Lucas do Rio Verde seleciona assessor de gabinete

 Continuar lendo