acessibilidade do site.

 27/03/2025   08:46   

Compartilhe: 

Vídeo: Tribunal de Justiça e comarcas aderem à campanha de conscientização socioambiental

Chamar a atenção da população e de empresas sobre a conscientização dos desafios socioambientais, emergência climática e perda da biodiversidade.

Essa foi a intenção do Poder Judiciário de Mato Grosso ao aderir a Campanha ‘Hora do Planeta’, idealizada pela Rede Matogrossense de Comunicação (RMC).

A ação simbólica apagou as luzes das fachadas das unidades do Judiciário em todo Estado, e na sede do Tribunal de Justiça de Mato Grosso (TJMT), durante uma hora, das 20h30 às 21h30, no dia 22 de março.

Para o presidente do TJMT, desembargador José Zuquim Nogueira, a participação do Judiciário na Campanha é fundamental e denota a seriedade e relevância que a instituição trata questões ambientais.

“O avanço em práticas sustentáveis reforça o papel do Judiciário como protagonista na construção de um futuro mais justo e equilibrado para as próximas gerações, promovendo ações que demonstram ser possível aliar eficiência administrativa à preservação do meio ambiente. É dever do Poder Judiciário adotar, expandir e incentivar ações de responsabilidade socioambiental. Temos trabalhado nesse sentido com iniciativas de grande impacto”, explica o presidente.

Compromisso com o planeta – A promoção e aprimoramento das ações de sustentabilidade, alinhadas aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da ONU, como Energia Limpa e Acessível (ODS 7), Consumo e Produção Responsáveis (ODS 12) e Ação Contra a Mudança Global do Clima (ODS 13), constam no Plano Estratégico 2025-2026 do TJMT.

Práticas do PJMT - Entre as principais medidas que colocam o Judiciário mato-grossense na vanguarda da gestão sustentável, destacam-se o avanço em ações estruturantes de sustentabilidade; ampliação da utilização da energia fotovoltaica (sede do TJMT e Fórum da Capital); ampliação do reuso de recursos naturais e a implementação da rede de sustentabilidade.

Verde Novo - O programa Verde Novo, coordenado pelo desembargador Rodrigo Roberto Curvo, é um exemplo de trabalho inovador realizado pelo Judiciário sobre o tema, com mais de 700 ações realizadas em todo Estado de Mato Grosso para recuperação de florestas urbanas.

Para se ter ideia, desde 2017 o programa plantou e/ou distribuiu mais de 215 mil mudas típicas da região. A iniciativa conta com três principais diretrizes: conscientizar, plantar e distribuir.

Assista ao vídeo da participação do Judiciário na Hora do Planeta

Assessoria

Coordenadoria de Comunicação do TJMT

imprensa@tjmt.jus.br

Notícias Relacionadas

 22/01/2025   10:58

Sustentabilidade: Ecoponto do TJMT dá destinação correta a esponjas de limpeza

 Continuar lendo

 24/01/2025   15:50

Colaboradores do Complexo dos Juizados Especiais fazem treinamento sobre separação de resíduos

 Continuar lendo

 12/01/2025   13:53

Tribunal de Justiça de Mato Grosso leva ações de impacto social para a 40ª Corrida de Reis

 Continuar lendo