acessibilidade do site.

 28/03/2025   18:47   

Compartilhe: 

Verde Novo arboriza escola e conscientiza alunos sobre importância da preservação ambiental

O Programa Verde Novo visitou a Escola Estadual Cívico Militar Deputado Salim Nadaf em Vázea Grande. A ação ocorreu nesta sexta-feira (28 de março) e incluiu palestra sobre a importância da arborização urbana e outra sobre cuidado com os animais em parceria com a Polícia Ambiental. Além disso, foi realizada uma oficina de plantio com os alunos e, por fim, a arborização da escola com o plantio de 100 mudas nativas e frutíferas no local.


“Estamos no período de educação ambiental, conforme o calendário da Secretaria de Educação de Mato Grosso. Por isso decidi fazer o contato com o programa para trazer essa iniciativa para escola. A intensão era passar essa conscientização para os alunos e desenvolver uma atividade lúdica com eles”, explicou o cabo PM Silva Santos, um dos monitores do colégio.


Para o militar, é essencial que os jovens aprendam sobre meio ambiente e árvores, porque isso impacta diretamente a vida deles e também o futuro.


A ideia é compartilhada pela gestora da escola, Margarete Nogueira. Ela esclarece que o trabalho de conscientização sobre o tema deve estar inserido no cotidiano das crianças e tem que ser visto diariamente. Para ela, a prática será o diferencial que fará com que os alunos fixem esse conhecimento.


“Eles aprenderam a plantar aqui na escola, mas também levarão mudas e poderão plantar em casa, na calçada, no quintal e em outros lugares, em outras áreas também”, afirmou, Rosiane Carnaíba, engenheira florestal do Programa Verde Novo.


Para deixar o momento mais lúdico e divertido, o Verde Novo desenvolveu o Jogo Rebojando, uma interação com perguntas e respostas para ensinar sobre a fauna e flora de Mato Grosso.


Juan Lucas Ribeiro Domingo foi um dos alunos que participou da ação. Ele conta que não sabia como fazer o plantio e cuidar de uma muda, mas depois da ação levará uma para casa e está determinado a fazê-la crescer e prosperar. “Todo dia cedinho, quando eu chegar da escola, eu vou ir regar minha planta”, comemorou.


Nos últimos dois anos, o programa Verde Novo realizou 208 ações de conscientização ambiental, que incluíram palestras, plantio de árvores em escolas e áreas públicas e privadas, e a distribuição de mudas. 


Imagens: Elcio Evangelista

Anna Giullia Magro (estagiária)

Coordenadoria de Comunicação do TJMT

imprensa@tjmt.jus.br

Notícias Relacionadas

 24/02/2025   13:11

Programa Verde Novo arboriza bairro Dr. Fábio em Cuiabá

 Continuar lendo

 21/03/2025   15:02

Verde Novo: Comarca de Barra do Garças realiza 1ª grande ação de plantio no município

 Continuar lendo

 31/03/2025   16:07

Viaduto da Rodoviária: Verde Novo transforma cenários e recupera florestas urbanas em Cuiabá

 Continuar lendo