acessibilidade do site.

 28/03/2025   17:20   

Compartilhe: 

Servidores da Corregedoria passam por capacitação da ferramenta LexIA

Os servidores do gabinete do corregedor-geral da Justiça, do Núcleo de Justiça Digital dos Juizados Especiais e dos gabinetes dos juízes-auxiliares da Corregedoria estão aptos a utilizar a ferramenta LexIA, desenvolvida pelo Tribunal de Justiça de Mato Grosso. A iniciativa faz parte do projeto piloto de implementação da tecnologia, incluído no Plano Arrancada da gestão 2025/2026.
A LexIA aplica inteligência artificial para automatizar tarefas repetitivas, apoiar a análise de documentos e otimizar o fluxo de trabalho nas unidades judiciais. O objetivo é reduzir o tempo de tramitação dos processos e permitir que servidores e magistrados concentrem esforços nas atividades que exigem avaliação humana.
A adoção da ferramenta foi precedida por capacitação realizada na última semana, conduzida pelo diretor de Processamento Eletrônico, Inteligência de Dados e Negócio da Coordenadoria Judiciária e gestor sênior de Inteligência de Dados da 2ª Instância, Thales Rubiale. Segundo ele, o sistema foi projetado com foco nas necessidades operacionais do Judiciário estadual.
“O LexIA entra como suporte ao trabalho técnico, oferecendo mais agilidade e precisão na rotina das equipes, sem substituir o olhar qualificado dos servidores”, explicou o gestor.
O corregedor-geral da Justiça, desembargador José Luiz Leite Lindote, destacou que a iniciativa representa um avanço estratégico para a modernização da Justiça. “Com o apoio da inteligência artificial, ganhamos tempo, eficiência e qualidade na prestação do serviço à população”, avaliou.
Em fevereiro, o presidente do Tribunal, desembargador José Zuquim Nogueira, autorizou a implantação da ferramenta como projeto piloto. A ferramenta está disponível nas versões LexIA Web e LexIA PJe. O projeto prevê o desenvolvimento em duas fases: uma versão beta até maio de 2025 e, na sequência, ajustes e melhorias até novembro do mesmo ano. A solução é hospedada em nuvem nacional, conforme as normas do Conselho Nacional de Justiça (Resolução 335/2020).
Além das equipes da Corregedoria, os servidores dos 39 gabinetes dos desembargadores do TJMT, da Presidência e da Vice-Presidência do TJMT também já passaram pela capacitação, que ocorreu no Laboratório de Informática da Escola dos Servidores Desembargador Atahide Monteiro da Silva, na semana de 17 a 21 de março.
Leia mais sobre o assunto:

Alcione dos Anjos

Assessoria de Comunicação da CGJ-TJMT

corregedoria.comunicacao@tjmt.jus.br

Notícias Relacionadas

 17/01/2025   15:06

Cartório de Poconé conquista Selo Diamante em premiação da Associação dos Notários e Registradores

 Continuar lendo

 20/01/2025   15:50

Corregedor propõe ao presidente da Associação dos Municípios atuação conjunta em ações sociais

 Continuar lendo

 24/01/2025   18:34

Corregedoria e Cemulher vão buscar apoio de prefeituras para enfrentamento à violência doméstica

 Continuar lendo