acessibilidade do site.

 24/03/2025   15:00   

Compartilhe: 

Projeto Nosso Judiciário visita Escola Estadual Leônidas Antero de Matos

Foto que mostra o pátio da Escola Leônidas de Matos lotada de alunos sentados, assistindo à palestra do servidor do TJMT, Neif Feguri, que está em pé, falando ao microfone.A Escola Estadual Leônidas Antero de Matos, localizada no bairro CPA 3, em Cuiabá, recebeu a visita do projeto Nosso Judiciário, na última quinta-feira (20 de março). Na oportunidade, os estudantes do ensino médio participaram da palestra que aborda sobre direitos e deveres, acesso gratuito à Justiça, responsabilidades e consequências de ações da vida cotidiana. Todo o conteúdo é reforçado também com a cartilha distribuída gratuitamente aos adolescentes.

“Esse projeto veio ao encontro da nossa realidade porque os nossos alunos, muitas vezes, banalizam brincadeiras que eles acham que é normal, mas, quando eles param pra ler a cartilha do projeto, eles percebem que algumas brincadeiras são crime, que tanto os pais quanto eles podem e vão ser responsabilizados, se forem levados à Justiça. E eu acredito que, depois disso, o ambiente tende a melhorar quando eles passarem a conhecer realmente a Justiça e as consequências das atitudes deles”, avaliou o diretor da escola, Marcos Leão.

Entre os alunos, a palestra também foi bem recebida por levar informações úteis ao público adolescente. “Eu gostei muito dessa visita porque me permitiu aprender muito sobre o sistema judiciário, meus direitos e muitas outras coisas. Uma coisa que eu achei bem interessante, particularmente, foi sobre o cyberbullying porque a gente vê acontecendo direto nas redes sociais, em grupos de WhatsApp e até com pessoas que a gente conhece. E é muito importante estar ciente disso porque muitas pessoas não sabem que é um crime, que dá prisão e muitas outras coisas. Achei muito interessante essa visita, que pôde aprimorar o meu conhecimento e de todo mundo nessa palestra”, comenta o estudante Miguel Araújo, que está no 1º ano do ensino médio.

Foto que mostra os estudantes Miguel e Sophia sorrindo e mostrando a cartilha do projeto Nosso Judiciário. Eles usam uniforme com as cores da bandeira de Mato Grosso (azul, branco, verde e amarelo) e estão no corredor da escola.A estudante do 1º ano do ensino médio, Sophia Arruda, também foi impactada pelo aprendizado obtido durante a palestra levada pelo Poder Judiciário. “Eu gostei porque aprendi coisas que eu não sabia, fiquei ciente de crimes, de penalidades. É uma palestra muito interessante, precisa, principalmente em escolas, porque acontece muito disso, bullying e cyberbullying, ameaças e muitos não sabem que é crime, não sabem que pode ser penalizado. Essa palestra deixou muito claro que pode sim ser penalizado e eu gostei bastante”, elogia.

Em 10 anos do projeto Nosso Judiciário, realizado pelo Poder Judiciário de Mato Grosso, mais de 34 mil alunos já foram beneficiados em 149 palestras. A iniciativa conta com o apoio da Secretaria de Estado de Educação (Seduc), que indica quais unidades devem receber a palestra. Entretanto, representantes de estabelecimentos de ensino, público ou privado, podem solicitar a visita/palestra, por meio do telefone (65) 3617-3032/3516.

Celly Silva

Coordenadoria de Comunicação do TJMT

imprensa@tjmt.jus.br

Notícias Relacionadas

 06/03/2025   18:18

Projeto Nosso Judiciário inicia calendário de visitas nas escolas

 Continuar lendo

 12/03/2025   13:07

Projeto Nosso Judiciário recebe acadêmicos de Direito para visita guiada no TJMT

 Continuar lendo

 13/03/2025   16:17

Nosso Judiciário recepciona alunos da faculdade Fasipe Cuiabá na sede do TJMT

 Continuar lendo