acessibilidade do site.

 14/03/2025   11:08   

Compartilhe: 

Programa Nosso Judiciário inspira jovens cidadãos em mais uma escola de Cuiabá

Na manhã desta quinta-feira (13 de março) 185 alunos do ensino médio da Escola Estadual Professora Eliane Digigov Santana, localizada no bairro Bela Vista, em Cuiabá, participaram das atividades do Programa Nosso Judiciário, do Tribunal de Justiça de Mato Grosso (TJMT). A visita à escola foi um sucesso, despertando o interesse dos alunos e incentivando o debate sobre temas importantes para a formação de cidadãos conscientes e participativos.

A iniciativa faz parte do compromisso do TJMT em promover a cidadania e o conhecimento sobre o Sistema Judiciário e aproximar-se da comunidade escolar por meio de visitas que proporcionam aprendizado e reflexão aos estudantes.

Os alunos receberam a cartilha informativa "Como funcionam os Juizados Especiais", elaborada pelos servidores Neif Feguri e Antônio Cegati, e assistiram a uma palestra, ministrada por Feguri. Os alunos aprenderam sobre Justiça Restaurativa, práticas de conciliação, marco civil da internet, crimes cibernéticos (cyberbullying), bullying, direitos do consumidor, estrutura do Judiciário, Juizados Especiais e justiça gratuita. Os alunos tiveram a oportunidade de interagir com profissionais do TJMT, esclarecendo dúvidas e conhecendo de perto o funcionamento do sistema judicial.

A coordenadora pedagógica, Marli Gouveia de Oliveira, expressou a satisfação da instituição em receber a iniciativa e afirmou que a cartilha informativa distribuída para os estudantes, será incorporada ao material didático da escola. "É um prazer receber o Poder Judiciário em nossa escola para dialogar com nossos estudantes. Acreditamos que essa proximidade é fundamental para a formação cidadã dos jovens. Inclusive, as cartilhas serão um recurso valioso para nossas aulas, permitindo que os alunos aprofundem seus conhecimentos sobre o sistema judiciário e seus direitos".

A estudante Rafaela Correa da Costa Lopes, do 3º ano F, destacou a relevância da discussão sobre bullying. "A palestra mostrou o quanto não prestamos atenção nas nossas atitudes. Por exemplo, temos um amigo de classe, que conhecemos há anos. Achamos que temos intimidade para brincar, zoar, fazer piada, mas muitas vezes não percebemos que é de mau gosto. Isso, hoje em dia, é bullying. Pode ser um crime, pode levar anos de cadeia. Não percebemos que na escola tem muitos alunos diferentes na questão de cor, peso, altura, tantas outras coisas. Temos que começar a preservar isso e a palestra foi muito importante pra gente refletir sobre isso e tomar cuidado com o que a gente fala”, afirmou ela.

Além do bullying, os alunos também demonstraram interesse por outros temas abordados no programa. Maria Luiza Tavares Gariglio Rios Mendes, do 3º ano C, aprendeu sobre seus direitos como consumidora online. "Descobri que posso trocar produtos comprados pela internet e até pedir meu dinheiro de volta. E se tiver problemas com a empresa, posso procurar o Juizado Especial."

Já Emanoel Balbino da Silva Lobo, também do 3º ano, destacou a importância do acesso à justiça para todos. "Achei muito interessante saber que quem não tem condições de pagar um advogado pode contar com a Defensoria Pública."

Como solicitar a visita/palestra

O Judiciário tem parceria com a Secretaria de Educação do Estado (Seduc), que indica quais unidades devem receber a palestra. Entretanto, representantes de estabelecimentos de ensino, público ou privado, podem solicitar a visita/palestra.

O Programa vai às instituições, mas também recebe instituições na sede do Tribunal de Justiça, em Cuiabá. Na visita guiada, acadêmicos de Direito têm a oportunidade de acompanhar uma sessão de julgamento, conhecer as dependências do prédio e para finalizar a visita são sempre recepcionados por um magistrado (a) para uma conversa descontraída, no Espaço Memória. Eles também recebem o Glossário Jurídico, editado e publicado pelo TJMT.

Para agendar uma visita ao Palácio da Justiça de Mato Grosso ou a instituições de ensino, basta telefonar para (65) 3617-3032/3516.

Imagens: Anderson Borges

Marcia Marafon

Coordenadoria de Comunicação do TJMT

imprensa@tjmt.jus.br

Notícias Relacionadas

 27/02/2025   11:42

José Zuquim recepciona acadêmicos de Direito e abre calendário de visitas do ‘Nosso Judiciário’

 Continuar lendo

 26/12/2024   08:40

Nosso Judiciário bate recorde no biênio promovendo proximidade com estudantes de Direito

 Continuar lendo

 06/03/2025   18:18

Projeto Nosso Judiciário inicia calendário de visitas nas escolas

 Continuar lendo