acessibilidade do site.

 24/03/2025   09:26   

Compartilhe: 

Nossa Senhora do Livramento retoma Círculos de Construção de Paz nas escolas com apoio do TJMT

A Prefeitura de Nossa Senhora do Livramento, município pertencente à Comarca de Várzea Grande, em parceria com o Tribunal de Justiça de Mato Grosso (TJMT), avança na implementação da Justiça Restaurativa com a retomada dos Círculos de Construção de Paz nas escolas municipais. A iniciativa, que já havia iniciado na gestão anterior com a Lei Municipal nº 1.092/2023, palestras e círculos para servidores, ganhou novo impulso após reunião realizada no dia 17 de março, na sede da prefeitura. Ficou definido que os Círculos serão estendidos também aos servidores da Secretaria Municipal de Assistência Social.

A reunião, sugerida pelo coordenador do Centro Judiciário de Solução de Conflitos (Cejusc) de Várzea Grande, juiz Luis Otávio Pereira Marques, teve como objetivo principal alinhar o plano de trabalho para a aplicação da Justiça Restaurativa no município, além de apresentar a nova equipe executiva municipal.

A gestora do Cejusc, Valéria Monteiro, destacou a importância da continuidade do projeto. "Essa retomada e continuidade dos Círculos nas escolas é fundamental para fortalecer a cultura de paz no município. Já havíamos dado os primeiros passos, e agora, com o apoio do atual prefeito, vamos expandi-los nas escolas, beneficiando nossos jovens e toda a comunidade escolar."

O prefeito Thiago Almeida demonstrou grande interesse na aplicação imediata dos Círculos e determinou que a Secretaria de Educação providencie o necessário para a realização das atividades. Ficou definido que o primeiro círculo será realizado na Comunidade Lavrinha.

A iniciativa conta com o apoio do Núcleo da Justiça Restaurativa (NugJur) do TJMT, que oferece suporte técnico e capacitação aos facilitadores dos círculos.

A expectativa é que a retomada dos Círculos contribua para a criação de um ambiente escolar mais harmonioso e para a resolução pacífica de conflitos, promovendo a cultura de paz em Nossa Senhora do Livramento.

Marcia Marafon

Coordenadoria de Comunicação do TJMT

imprensa@tjmt.jus.br

Notícias Relacionadas

 24/01/2025   17:50

Janeiro Branco: Juizado Especial Criminal de Várzea Grande realiza palestras sobre saúde mental

 Continuar lendo

 28/01/2025   10:33

Cultura da paz: Comarca de Colíder capacita mais de 20 facilitadores para atuarem nas escolas

 Continuar lendo

 10/01/2025   14:38

Comarca de Jaciara realiza Círculo de Paz sobre ‘Sororidade’ entre mulheres de diferentes carreiras

 Continuar lendo