Conselheiro ouvidor do CNJ destaca boas práticas da Ouvidoria do Poder Judiciário de Mato Grosso

As boas práticas adotadas pela Ouvidoria do Tribunal de Justiça de Mato Grosso
(TJMT) foram destacadas como um modelo de atuação a ser seguido por todos os
canais da Justiça nacional. A avaliação positiva foi feita pelo conselheiro
Marcello Terto, ouvidor nacional de justiça, do Conselho Nacional de Justiça
(CNJ), durante sua visita à Ouvidoria do Poder Judiciário mato-grossense, nessa
quinta-feira (27 de março). O encontro foi acompanhado pelo conselheiro Ulisses
Rabaneda. Ambos foram recepcionados pelo Ouvidor do TJMT, desembargador Rodrigo
Roberto Curvo, e pelo juiz auxiliar da Ouvidoria, Bruno D’Oliveira Marques.
Dentre as inovações adotadas pela Ouvidoria do TJMT está sua atuação como
agente potencializador de conciliações e a agilidade no trâmite das
manifestações, a partir da inteligência artificial (IA).
Após conhecer os trabalhos da Ouvidoria, o conselheiro ouvidor do CNJ
destacou a importância de uma Ouvidoria atuante, pois o espaço é o local que
recebe as impressões e a voz do cidadão sobre o funcionamento do Judiciário.
“Fiquei muito feliz com o que vi! A estrutura que o Tribunal oferece é um
espaço de democratização do Poder Judiciário. Conheci aqui o trabalho proativo
sob a liderança do Ouvidor, o desembargador Rodrigo Curvo. Certamente é um
parâmetro muito positivo que precisamos levar ao Brasil, sobretudo no momento
em que priorizamos a pauta de aplicação da resolução do CNJ sobre a Ouvidoria”,
citou o Conselheiro Marcelo Terto.
O conselheiro do CNJ, Ulisses Rabaneda, também participou da visita à
estrutura da Ouvidoria do TJMT e ressaltou os resultados alcançados e as boas
práticas adotadas nos últimos 12 meses.
“A estrutura e os dados apresentados ao ouvidor nacional demostraram que Mato
Grosso está na vanguarda. Temos aqui uma Ouvidoria que valoriza o
cidadão, com servidores capacitados que atuam como agentes pacificadores, pois
ao receberem manifestações com interesse de conciliação, providenciam
o encaminhamento adequado encaminhamento
necessário”.
Conciliador
Ser um agente potencializador da conciliação é uma das práticas implementadas pela Ouvidoria
do PJMT. A proposta é utilizar o canal de comunicação para estimular e
promover a resolução consensual de conflitos. Nos últimos 12 meses, 107
manifestações foram encaminhadas ao Núcleo Permanente de Métodos Consensuais de
Solução de Conflitos (Nupemec), demandas conduzidas pelos Centros Judiciários
de Solução de Conflitos e Cidadania (Cejuscs).
“A Ouvidoria, como conhecemos, é um canal de acesso do cidadão para os
trabalhos do Poder Judiciário. Muitas vezes, essas manifestações dizem respeito
a processos judiciais. Então, criamos um ícone que permite que a pessoa, além
de se manifestar quanto ao processo, possa indicar seu interesse numa
conciliação. Assim, a Ouvidoria, como um agente potencializador dessas
conciliações, estabeleceu um fluxo de trabalho com o Nupemec, o Núcleo
responsável pelas conciliações”, explicou o desembargador ouvidor Rodrigo
Curvo.
O magistrado ainda observa que essa opção facilita a solução de conflitos e
a resposta à sociedade, ao pôr fim a um processo por meio da
conciliação.
“Essa é uma das boas práticas que apresentamos ao conselheiro ouvidor. Da
mesma forma, algumas ferramentas relacionadas à inteligência artificial, que
estão sendo aplicadas já no tratamento das demandas que chegam relacionadas à
Ouvidoria PJMT”, finalizou o desembargador.
Resultados
Em 2024, a Ouvidoria recebeu 10.075 manifestações, uma média de 879 por mês. Ao todo, foram sete tipos de manifestações (reclamações, pedidos de informação, elogios, improcedentes, denúncias, sugestões e acesso a informações).
Desse total, 548 manifestações vieram da Ouvidoria do Conselho Nacional de
Justiça, a maioria das demandas sobre a 1ª Instância (91,61%), seguidas da 2ª
instância (7,30%) e cartórios (1,09%).
Acesse o portal da Ouvidoria do Poder Judiciário de Mato Grosso
Priscilla Silva / Foto: Alair Ribeiro
Coordenadoria de Comunicação do TJMT
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