acessibilidade do site.

 08/01/2025   13:16   

Compartilhe: 

TJMT reforça presença institucional com fortalecimento do Sistema Judiciário no Plano Estratégico

O Tribunal de Justiça de Mato Grosso (TJMT), sob a gestão do desembargador presidente José Zuquim Nogueira, apresenta uma das principais diretrizes do Plano Estratégico 2025-2026: o Fortalecimento do Sistema Judiciário. A iniciativa, que consta no eixo Institucional, tem como objetivo garantir maior efetividade na prestação de serviços ofertados à população.

Com o princípio norteador de "Administração Presente", o plano busca aproximar a gestão do Primeiro Grau de jurisdição e reforçar a atuação descentralizada. “O plano de gestão é mais do que um conjunto de ações e projetos: é uma reafirmação do compromisso do TJMT com a sociedade mato-grossense”, afirmou o presidente.

Entre as ações estratégicas, destaca-se o projeto Gabinete Itinerante, que levará a administração temporária e descentralizada aos polos judiciais. Também consta a priorização do atendimento das demandas do Primeiro Grau de jurisdição.

Ainda serão aprimoradas as correições presenciais, assim como as inspeções e correições extrajudiciais, garantindo o bom funcionamento das atividades judiciais e administrativas. Após as correições, será implantado um sistema de monitoramento para acompanhar o cumprimento das orientações e garantir melhorias contínuas.

Para atender comunidades em locais de difícil acesso, o Juizado Especial Itinerante e o Centro Judiciário de Solução de Conflitos (Cejusc) Itinerante serão modernizados e levados às regiões mais afastadas e remotas. Tal iniciativa proporcionará serviços essenciais de Justiça à população, alinhando-se à meta de inclusão e acessibilidade.

Um novo canal será desenvolvido para facilitar a comunicação entre as unidades judiciais e a Corregedoria: o "Conexão Corregedoria".

ODS - O fortalecimento do sistema judiciário está diretamente alinhado aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da Organização das Nações Unidas (ONU), especialmente ao ODS 16 (Paz, Justiça e Instituições Eficazes) e ao ODS 17 (Parcerias e Meios de Implementação).

Acompanhe mais informações sobre as ações do Plano Estratégico 2025-2026 neste link.

Talita Ormond

Coordenadoria de Comunicação Social do TJMT

imprensa@tjmt.jus.br

Notícias Relacionadas

 03/01/2025   11:13

Vice-presidente do Tribunal de Justiça fala sobre projetos para o próximo biênio

 Continuar lendo

 16/01/2025   09:25

Ações sociais: presidente do TJMT confirma continuidade e fortalecimento da Justiça Comunitária

 Continuar lendo

 15/01/2025   15:22

Tribunal de Justiça valoriza direitos fundamentais e inclusão social no Plano Estratégico 2025-2026

 Continuar lendo