TJMT fortalece estratégias para oferecer melhores serviços à sociedade no biênio 2025-2026
Com foco na redução do tempo de tramitação
dos processos e na diminuição do acervo processual, o Tribunal de Justiça de
Mato Grosso (TJMT), sob presidência do desembargador José Zuquim Nogueira,
passa a implementar ações estratégicas alinhadas ao Plano Estratégico
2025-2026. Essas iniciativas buscam otimizar a prestação jurisdicional e
assegurar maior eficiência e efetividade no atendimento às demandas da
sociedade.
Entre as principais ações está o fortalecimento e ampliação dos Núcleos de Justiça 4.0, que tem como objetivo proporcionar maior celeridade e eficiência no julgamento de processos. Além disso, está sendo fomentada a criação de novos núcleos, como o Juízo de Garantias, Núcleos de Comarcas, Núcleos dos Juizados Especiais, Núcleo de Processamento de RPV e o Núcleo de Execução Fiscal em nível estadual e municipal.
Outras iniciativas incluem aprimoramento das ações de autocomposição de conflitos; ampliação do programa Mais Júri; evolução no ranking de classificação de unidades na ferramenta Omni; otimização da admissibilidade de recursos extraordinários e especiais e do julgamento de precedentes qualificados do Poder Judiciário de MT; promoção de desjudicialização no âmbito do Foro Extrajudicial; e aceleração no julgamento de atos infracionais.
“Este plano reflete o compromisso institucional com a solução de conflitos e a garantia em oferecer serviços de Justiça efetivos, transparentes e inclusivos. Alinhado à missão de promover a pacificação social e preservar o Estado Democrático de Direito, cumpre-nos afirmar que o TJMT tem como visão, até 2026, uma Justiça moderna, resolutiva e acessível para toda a sociedade”, afirmou o desembargador presidente.
Essas ações estão alinhadas aos objetivos estratégicos, como a transformação e aceleração digital, fortalecimento das mediações e conciliações e maior eficiência da arquitetura organizacional, com foco em resultados. Elas também reforçam o compromisso do TJMT com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da Organização das Nações Unidas (ONU), como o fortalecimento da Paz, Justiça e Instituições Eficazes (ODS 16) e a promoção de Parcerias e Meios de Implementação (ODS 17).
Talita Ormond
Coordenadoria de Comunicação Social do TJMT
imprensa@tjmt.jus.br
03/01/2025 11:13
Vice-presidente do Tribunal de Justiça fala sobre projetos para o próximo biênio
16/01/2025 09:25
Ações sociais: presidente do TJMT confirma continuidade e fortalecimento da Justiça Comunitária
15/01/2025 15:22
Tribunal de Justiça valoriza direitos fundamentais e inclusão social no Plano Estratégico 2025-2026