Sustentabilidade: Ecoponto do TJMT dá destinação correta a esponjas de limpeza
O
Tribunal de Justiça de Mato Grosso (TJMT) realiza práticas sustentáveis por
meio de ações implementadas pelo Núcleo de Sustentabilidade. Entre as diversas
iniciativas está o Ecoponto, que oferece espaço adequado para o descarte de
materiais que, de outra forma, poderiam ser prejudiciais ao meio ambiente.
O Ecoponto, instalado no TJMT, permite que magistrados e servidores realizem o descarte correto de uma variedade de itens, como óleo de cozinha usado, produtos eletroeletrônicos, pilhas e baterias, frascos de desodorantes aerossóis, material de escrita e, recentemente, esponjas de limpeza. Este último é um exemplo de como pequenas atitudes podem impactar positivamente o meio ambiente. Muitas pessoas desconhecem que as esponjas de limpeza, quando descartadas de forma inadequada, levam muito tempo para se decompor e, durante esse processo, podem contaminar o solo.
O descarte também pode ser realizado pelo público externo que frequenta a sede do TJMT.
Com a parceria de entidades especializadas na reciclagem desses itens, o TJMT consegue garantir que materiais como esponjas, pilhas, eletrônicos e outros sejam encaminhados para reciclagem, contribuindo para a redução do impacto ambiental. A ideia é evitar que esses produtos, ao irem para os aterros, se tornem fontes de poluição.
O compromisso do TJMT com a sustentabilidade vai além do Ecoponto. O Núcleo de Sustentabilidade realiza diversas ações durante o ano, incluindo campanhas permanentes que incentivam práticas sustentáveis no cotidiano dos magistrados e servidores, com o objetivo de reduzir desperdícios e promover a conscientização sobre a preservação ambiental. Essas ações estão alinhadas às diretrizes do Conselho Nacional de Justiça (CNJ), que preconiza a implementação de práticas sustentáveis nos tribunais e a promoção da responsabilidade ambiental.
Além disso, o Ecoponto funciona em outras comarcas do Estado, como Cáceres, Várzea Grande, Sinop e Cuiabá. Além do TJMT, o Ecoponto também está instalado na sede dos Juizados Especiais, levando o conceito de destinação adequada para mais localidades.
Essas ações demonstram o compromisso do Poder Judiciário de Mato Grosso com o cumprimento das metas do CNJ, bem como na conscientização do público interno sobre a importância da preservação ambiental. A resposta tem sido positiva, e os resultados são visíveis, tanto na diminuição do desperdício quanto na contribuição para um futuro mais sustentável.
Assista ao vídeo e saiba mais sobre a destinação correta de esponjas de limpeza
Dani Cunha
Coordenadoria de Comunicação Social do TJMT
imprensa@tjmt.jus.br
24/01/2025 15:50
Colaboradores do Complexo dos Juizados Especiais fazem treinamento sobre separação de resíduos
20/01/2025 18:49
TJMT investe em sustentabilidade com ações estruturantes e inovadoras
18/12/2024 10:37
Sustentabilidade: mais de 100 ações de sensibilização são realizadas no Tribunal de Justiça em 2024