Conversa com o Corregedor: desembargador Lindote realiza 1ª reunião com juízes das 79 comarcas
O
corregedor-geral da Justiça, desembargador José Luiz Leite Lindote, realizou na
manhã de terça-feira (28 de janeiro) a primeira reunião de trabalho com os
juízes das 79 comarcas do Estado, denominado “Conversa com o Corregedor”.
Da Sala de Reuniões da Corregedoria Geral da Justiça, em Cuiabá, o corregedor liderou o encontro virtual que contou com cerca de 250 magistrados da capital e do interior.
O corregedor destacou que realizará inspeções em todas as comarcas e colocou a estrutura da Corregedoria à disposição dos magistrados. “Nossa intenção é trabalhar juntos. O Poder Judiciário precisa da colaboração de todos nós”, afirmou.
Na ocasião, ele apresentou os juízes auxiliares e a estrutura administrativa da Corregedoria, composta pelos juízes e juízas Anna Paula Gomes de Freitas, João Filho de Almeida Portela, Jorge Alexandre Martins Ferreira e Myrian Pavan Schenkel.
O juiz João Portela será responsável pela área penal e procedimentos administrativos. Ele anunciou a realização de um “plantão-tira-dúvidas” a cada 15 dias para apoiar as unidades judiciais na implementação de melhorias. “Nossa tarefa tem foco na jurisdição criminal. Estamos à disposição dos colegas, principalmente para dar e receber sugestões, visando construir um Judiciário melhor”, destacou.
A juíza Myrian Pavan Schenkel ficará à frente do Foro Extrajudicial. Ela informou que a Corregedoria dará continuidade e ampliará projetos como Solo Seguro, Semana Nacional da Identificação Civil (Registre-se), Cartório Inclusivo e Programa Regularizar. “Precisamos do apoio de todos os diretores de foro para expandir essas ações”, ressaltou.
Jorge
Alexandre Martins Ferreira será o juiz auxiliar responsável pelas correições e
pela área cível. Ele informou que as inspeções começarão ainda no primeiro
semestre de 2025. “A proposta é fazer uma gestão tranquila e participativa, com
o auxílio de todos os magistrados”, explicou.
A juíza Anna Paula Gomes de Freitas assumirá as ações relacionadas à infância e juventude, violência doméstica, Núcleo de Monitoramento do Perfil de Demandas (Numoped), DJA, controle e parceria com o projeto Ribeirinho Cidadão. Ela destacou que o Poder Judiciário de Mato Grosso conquistou, pela quinta vez consecutiva, o Selo Ouro no Prêmio CNJ de Qualidade, e que está próximo de atingir o Selo Diamante. “Para alcançar esse objetivo, precisamos nos unir”, enfatizou.
O coordenador da Corregedoria, João Gualberto Nogueira Neto, destacou o trabalho no Painel de Metas, que anualmente recebe atualização pelo Conselho Nacional de Justiça. “Normalmente, o CNJ disponibiliza as regras no final de fevereiro ou início de março, mas este ano foram divulgadas em janeiro. Estamos correndo contra o tempo para publicar o painel o mais rápido possível”, informou.
A juíza Maria Mazarelo Farias Pinto aproveitou para parabenizar o desembargador Lindote pela eleição ao cargo de corregedor-geral. “É uma honra ver um colega de concurso ocupando tão honroso cargo”, afirmou.
Participaram da reunião o diretor do Departamento de Aprimoramento da Primeira Instância (DAPI), Guilherme Felipe Schultz; a diretora do Departamento Judiciário Administrativo (DJA), Manoeli Tenuta; a diretora do Departamento de Apoio aos Juizados Especiais (DAJE), Shusiene Tassinari Machado; a diretora do Departamento do Foro Extrajudicial (DFE), Nilcemeire dos Santos Vilela; e a secretária-geral da Comissão Estadual Judiciária de Adoção (Ceja), Elaine Zorgetti Pereira.
Vlademir Cargnelutti
Assessoria de Comunicação da CGJ-TJMT
corregedoria.comunicacao@tjmt.jus.br
03/01/2025 11:13
Vice-presidente do Tribunal de Justiça fala sobre projetos para o próximo biênio
14/01/2025 11:01
Justiça de Mato Grosso condena duas pessoas por furto qualificado de energia elétrica
13/01/2025 17:47
Tribunal do Júri: Primeira Vara Criminal de Cuiabá inicia julgamentos no dia 21