Enquete
Fechar
Enquetes anteriores

Poder Judiciário de Mato Grosso

 
Notícias

08.08.2019 11:59

Palestrantes destacam referência de MT no enfrentamento à violência doméstica
Compartilhe
Tamanho do texto:
A riqueza e abrangência dos debates que serão realizados no ‘Colóquio 13 anos Maria da Penha’, nesta sexta-feira (9 de agosto), vão ser garantidos pelos seis palestrantes convidados, vindos de outros Estados. Maria da Penha Maia Fernandes estará presente e vai encerrar o evento falando sobre a história dela e os 13 anos de vigência da Lei 11.340/2006. O evento, no Teatro Zulmira Canavarros, na Assembleia Legislativa, vai reunir autoridades, o sistema de justiça, profissionais e acadêmicos que estão ligados ao enfrentamento da violência doméstica e também na formação da rede de proteção e atendimento das vítimas.
 
O ciclo de palestras terá início, às 10h, com Silvia Pimentel com o tema “Salve os 13 anos da Lei Maria Da Penha! Salve a vida de tantas mulheres que ajudou a salvar!”. Professora doutora na Faculdade de Direito da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP), membro do Conselho Consultivo do Comitê Latino-Americano e do Caribe para a Defesa dos Direitos das Mulheres (Cladem), Silvia diz estar bastante feliz em participar do Colóquio.
 
“Vejo Mato Grosso como pioneiro em termos de assumir a relevância da luta contra a mulher”, afirmou ao citar a desembargadora aposentada Shelma Lombardi de Kato, a primeira mulher a presidir o Poder Judiciário de Mato Grosso.
 
A Lei Maria da Penha, que completou 13 anos esta semana, é o foco do debate e de acordo com Silvia Pimentel, após a vigência uma divulgação interessante foi dada e ajudou a mudar a mentalidade das pessoas quanto a violência conta a mulher.
 
“A lei aumentou o nível de conscientização das pessoas quanto a violência contra a mulher e é disso também que vamos falar. É importante que os profissionais compreendam as particularidades entre homens e mulheres para que haja o respeito e não a discriminação contra a mulher”.
 
A advogada feminista Laina Crisóstomo será outra palestrante. Diretamente de Salvador (BA) desembarca pela primeira vez em Cuiabá para falar sobre enfrentamento ao patriarcado e machismo enraizados na cultura brasileira. Laina é militante pelos direitos das mulheres, presidenta e fundadora da ONG TamoJuntas que presta assessoria multidisciplinar para mulheres em situação de violência. O tema da palestra: TamoJuntas pelo Brasil.
 
“Será um debate muito rico, principalmente porque estarão presentes pessoas que estão na lida, na militância contra a violência doméstica. Quem ganha são as mulheres por poderem adquirir mais conhecimento, já que esse conhecimento não guardam para si, são naturalmente multiplicadoras”, ressalta.
 
Laina vai falar também sobre o trabalho desenvolvido pela ONG TamoJuntas e a perspectiva sem julgamento, de acolhimento diferente das mulheres vítimas de agressão, e também do acolhimento jurídico que as vítimas passam a receber, do atendimento multidisciplinar, para que a mulher possa retornar ao vínculo social.
 
A importância de as mulheres darem as mãos, de julgarem menos, são fundamentais, segundo a palestrante. “Que a gente entenda que não estamos sozinhas, não somos culpadas. Quando a gente entender isso, conseguiremos fortalecer o enfrentamento da violência”.
 
Em 2017, Laina foi escolhida para a lista Under 30 da Revista Forbes Brasil pelo trabalho social que desenvolve com mulheres em situação de violência.
 
Programação:
 
8h às 9h – Credenciamento
9h às 10h – Abertura e composição da mesa
10h às 11h - Palestra de abertura com a professora Silvia Pimentel. Tema: Salve os 13 anos da Lei Maria Da Penha! Salve a vida de tantas mulheres que ajudou a salvar!
11h às 12h - Palestra com juiz do Tribunal de Justiça do Distrito Federal e Territórios (TJDFT), Ben-Hur Viza. Tema: Maria da Penha vai à escola, uma maneira diferente de ensinar.
14h às 14h45 - Palestra com Promotora de Justiça especializada em Gênero e Enfrentamento à Violência contra a Mulher de São Paulo, Valéria Scarance. Tema:#Namoro legal: como prevenir a violência e feminicídios nas relações afetivas.
14h50 às 15h35 - Palestra com Laina Crisóstomo. Tema: TamoJuntas pelo Brasil
15h40 às 16h25 - Palestra com a vice-presidente da Associação Brasileira de Advogados Trabalhistas (ABRAT) e advogada em Goiânia, Arlete Mesquita. Tema: A violência contra a mulher no ambiente de trabalho.
16h30 às 17h – Debate com palestrantes
17h18h - Palestra com Maria da Penha Maia Fernandes. Tema: Maria da Penha, sua história, nossas vidas.
 
Veja AQUI todas as informações sobre o evento.
 
Dani Cunha
Coordenadoria de Comunicação do TJMT
imprensa@tjmt.jus.br
(65) 3617-3393/3394/3409