Enquete
Fechar
Enquetes anteriores

Poder Judiciário de Mato Grosso

 
Notícias

29.01.2024 17:02

Tribunal de Justiça dá início ao calendário 2024 de formação de facilitadores de Círculos de Paz
Compartilhe
Tamanho do texto:
Dando continuidade à política de pacificação nas escolas, o Poder Judiciário de Mato Grosso iniciou nesta segunda-feira (29 de janeiro), no município de Campo Verde, a formação básica de novos facilitadores de Círculos de Construção de Paz. A formação é realizada pelo Núcleo Gestor da Justiça Restaurativa (NugJur), em parceria com a Escola dos Servidores, tendo como público alvo, professores e servidores da rede municipal de ensino. As aulas são realizadas das 7h às 17h, e seguem até o dia 02 de fevereiro.
 
Nesta quarta-feira (31 de janeiro), a presidente do Tribunal de Justiça de Mato Grosso, desembargadora Clarice Claudino da Silva, o juiz-auxiliar da presidência e coordenador do Núcleo Gestor da Justiça Restaurativa (NugJur), Túlio Duailibi e a assessora especial para Assuntos da Justiça Restaurativa, Katiane Boschetti da Silveira irão participar da abertura da Jornada da Educação 2024, às 18h, no Espaço Flamigliano, em Campo Verde.
 
A expansão da cultura de pacificação social, por meio da Justiça Restaurativa, é uma das principais metas da presidente Clarice Claudino, precursora da Justiça Restaurativa em Mato Grosso e também presidente do NugJur.    
 
Os municípios de Planalto da Serra e Nova Brasilândia serão os próximos a receber o curso de formação de facilitadores. Em Planalto da Serra, as aulas serão realizadas entre os dias 19 e 23 de fevereiro, das 14h às 18h. Já em Nova Brasilândia, as aulas serão no período de 04 a 08 de março, também das 14h às 18h.
 
Os Círculos Construção de Paz se tornaram uma das principais práticas estimuladas pelo Poder Judiciário, como Política Pública de Pacificação Social. Nos círculos é possível ressignificar o conflito dando a cada participante a oportunidade de falar, ouvir e ser ouvido. Nesse processo, os círculos de paz podem ser adotados como uma proposta pedagógica para as salas de aula, com a introdução de conteúdos edificantes e a reflexão dirigida sobre temas como valores, respeito e perdão.
 
Além da resolução de conflitos com base no diálogo, o método também traz resultados concretos no combate à evasão escolar, e tem mudado a relação entre alunos, professores e comunidade. Quanto maior a carga de conflitos, humilhação, racismo, bullying, e outras situações de violência vividas pelos alunos no ambiente escolar, maior será a evasão, como tentativa de autoproteção e distanciamento daquilo que causa dor.
 
Formação Continuada – Os municípios de Campo Novo do Parecis, Tangará da Serra e Nova Mutum darão início à segunda etapa básica de formação, com aulas síncronas, ministradas via plataforma Microsoft Teams.
 
Para as turmas de Campo Novo do Parecis as aulas serão realizadas nas datas de 07, 14 e 21 de fevereiro, das 18h às 19h30; já as turmas de Tangará da Serra e Nova Mutum entre os dias 22 de fevereiro e 14 de março, das 13h30 às 15h.
 
Naiara Martins/Foto: Alair Ribeiro
Coordenadoria de Comunicação da Presidência do TJMT
imprensa@tjmt.jus.br