Enquete
Fechar
Enquetes anteriores

Poder Judiciário de Mato Grosso

 
Notícias

10.08.2023 10:55

Programa Corregedoria Participativa chega a Cáceres e região na próxima semana
Compartilhe
Tamanho do texto:
O Programa Corregedoria Participativa, da Corregedoria-Geral da Justiça (CGJ-MT), chega a região Oeste de Mato Grosso aproximando o Poder Judiciário do Estado da sociedade civil e dos seus jurisdicionados. A equipe da CGJ visitará as unidades judiciais das comarcas de Mirassol D’Oeste e Porto Esperidião nos dias 14 e 15 respectivamente, e Cáceres entre os dias 16 e 18 de agosto.
 
O principal objetivo do Programa Corregedoria Participativa é estreitar os laços entre o Poder Judiciário e a comunidade, promovendo a transparência e a participação cidadã nas atividades judiciais. A iniciativa visa garantir uma Justiça mais acessível e eficiente, observando a realidade e demandas de cada comarca.
 
Durante a visita às comarcas, os juízes-auxiliares Christiane da Costa Marques Neves e Emerson Cajango, acompanharão o corregedor-geral da Justiça, desembargador Juvenal Pereira da Silva, em reuniões com os prefeitos, promotores, defensores e em outras agendas institucionais.
 
“Esse Programa é um momento de dividirmos conhecimento e identificarmos as dificuldades, os desafios e bons exemplos espalhados pelas nossas comarcas. Só quem vive o dia a dia sabe o que podemos fazer para melhor atender os nossos jurisdicionados, aqueles estão na ponta e necessitam dos nossos serviços. Então, faço um convite para que a sociedade participe e contribua diretamente na construção de um Poder Judiciário cada vez melhor", disse o corregedor.
 
Durante a visita a estas comarcas, de forma paralela, a equipe do juiz-auxiliar Emerson Cajango, realizará as correições nas unidades judiciais. "Já passamos por mais de 20 comarcas fazendo esse trabalho de correição nas unidades judiciais. In loco colhemos ideias, compartilhamos conhecimento e identificamos boas práticas que poderão ser disseminadas em outras comarcas”, declarou o juiz-auxiliar.
 
Agenda extra – Entre os dias 14 e 19 de agosto, por determinação da CGJ, as 79 comarcas de Mato Grosso realizam audiências de conciliação dentro do programa Mutirão Pai Presente, que visa o reconhecimento voluntário da paternidade, reduzindo o número de crianças sem o nome do pai na certidão de nascimento.
 
No Estado, o Pai Presente é uma ação desenvolvida ao longo de todo o ano. Entretanto, no mês de agosto há uma concentração de audiências em que é possível a solicitação de exames gratuitos de DNA. Os juízes coordenadores do Cejusc em parceria com a diretoria do Foro de cada Comarca, de forma independente, organizaram a atividade.
 
Aproveitando que o Programa Corregedoria Participativa estará em Cáceres, o corregedor-geral da Justiça participará, na tarde de sexta-feira (18), da ação na comarca. que tem como objetivo estimular o reconhecimento voluntário da paternidade, reduzindo o número de crianças sem o nome do pai na certidão de nascimento.
 
Conheça a programação desta edição:
 
 
Segunda-feira (14/08) – Mirassol D’Oeste
 
 
8h30 - Foto Oficial em frente ao Fórum
 
11h - SINDOJUS
 
14h - Reunião com Prefeito Municipal
 
15h - Reunião com MP
 
16h - Reunião da Defensoria Pública
 
17h - Reunião 7ª Subseção da OAB
 
 
 
Terça-feira (15/08) – Porto Esperidião
 
 
8h30 - Foto Oficial em frente ao Fórum
 
11h - Reunião com Prefeito Municipal
 
14h - Reunião com Ministério Público
 
 
 
Quarta-feira (16/08) – Cáceres
 
 
8h30 - Foto Oficial em frente ao Fórum
 
11h - SINDOJUS
 
14h - Reunião com Prefeita Municipal
 
15h- Reunião Defensoria Pública
 
16h - Reunião com Ministério Público
 
17h - Reunião na 3ª Subseção da OAB
 
 
 
Quinta-feira (17/08) – Cáceres
 
Manhã – Visitas institucionais
 
 
 
Sexta-feira (18/08) – Cáceres
 
Tarde - Mutirão Pai Presente
 
 
Continuação dos trabalhos correicionais
 
 
O quê? Corregedoria Participativa
 
Quando? de 14 a 18 de agosto
 
Onde? Mirassol D’Oeste, Porto Esperidião e Cáceres
 
Contato: Alcione dos Anjos (65) 98401-2515
 
Gabriele Schimanoski
Assessoria de Comunicação da CGJ-MT