Enquete
Fechar
Enquetes anteriores

Poder Judiciário de Mato Grosso

 
Notícias

19.04.2022 16:13

João Antônio Neto, desembargador que nomeia Escola da Magistratura, completa 102 anos hoje
Compartilhe
Tamanho do texto:
Magistrado, escritor, integrante da Academia Mato-grossense de Letras (AML) desde 1945 e professor titular fundador da Universidade Federal de Mato Grosso, João Antônio Neto completa hoje 102 anos de vida. Grande parte desta trajetória se confunde com a história do Poder Judiciário de Mato Grosso onde realizou grande feitos.
 
Dentre eles, fundou a Comarca de Rondonópolis, criou a Escola da Magistratura, foi presidente e vice-presidente do Tribunal de Justiça de Mato Grosso e também do Tribunal Regional Eleitoral. Ainda compilou e organizou revistas jurídicas, bem como anuários como os Anais Forenses do Estado de Mato Grosso. Atualmente, nomeia a Escola da Magistratura de Mato Grosso.
 
Bacharelado pela Faculdade de Direito do Rio de Janeiro (1944-1948), em 1958 foi aprovado no concurso para juiz no Judiciário mato-grossense e em 1967 ascendeu ao desembargo, aposentando-se em 1973. Depois de aposentado, continuou trabalhando, sendo conselheiro da Ordem dos Advogados do Brasil Seccional Mato Grosso (OAB-MT) entre 1979-1985, assessor técnico da Presidência do TJMT (1988) e conferencista em Mato Grosso.
 
“Falar sobre o desembargador João Antônio Neto é sempre motivo de muita satisfação. Em contrapartida, a responsabilidade é grande e me deixa um pouco preocupada, devido à importância do ato e das minhas reconhecidas limitações. O nosso homenageado tem muito apreço por biografias, o que no momento não é nada reconfortante, pois o tempo é exíguo para enumerar suas realizações, uma a uma, à altura do seu merecimento, sobretudo por ser a sua trajetória talhada de grandes voos e, ao mesmo tempo, instigante pela sua grandiosidade”, esclareceu a desembargadora Helena Maria na ocasião da homenagem.
 
Inspirado por sua mãe, João Antônio Neto se apaixonou pela literatura e é autor de cerca de 20 obras com os mais diversos temas. Também se declara um apaixonado pela educação e, por isso, foi professor por muito tempo na UFMT, na Universidade de Cuiabá (Unic), na Esmagis-MT e também na Escola Superior do Ministério Público de Mato Grosso.
 
Leia mais sobre o desembargador nos links abaixo:
 
 
 
 
 
 
 
Esta matéria possui recursos de texto alternativo para promover a inclusão das pessoas com deficiência visual.
 
Descrição das imagens: Foto1 – imagem retangular colorida. Desembargador veste camisa branca com listras pretas. Ele usa óculos e sorri.
 
 
 
Keila Maressa/Fotos: Alair Ribeiro
Coordenadoria de Comunicação da Presidência do TJMT
imprensa@tjmt.jus.br