Poder Judiciário de Mato Grosso
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08.02.2022 13:48
Judiciário de Mato Grosso está plenamente adaptado ao regime de teletrabalhoA movimentação processual registrada no Processo Judicial Eletrônico (PJe) pelo Poder Judiciário de Mato Grosso em fevereiro, em Primeira e Segunda Instâncias - período em que magistrados e servidores têm desempenhado suas funções majoritariamente via teletrabalho -, é superior à média registrada em outubro e novembro de 2021, quando a instituição registrava 60% de seus integrantes em trabalho presencial.
Somente na última quarta-feira (2 de fevereiro), por exemplo, o Judiciário registrou 134.079 movimentos processuais no Processo Judicial Eletrônico. “Comparando com o mesmo período do ano passado, vê-se crescimento consistente de movimentações, o que revela a ampliação da tutela jurisdicional prestada”, explica o coordenador de Tecnologia da Informação do Tribunal de Justiça, Thomás Augusto Caetano.
*comparativo fevereiro de 2022 (azul) e fevereiro de 2021 (roxo)
Segundo ele, a partir do dia 20 de janeiro, com o fim das férias dos advogados, a instituição passou a registrar uma quantidade de movimentações processuais muito superior à computada em 2021, e quase sempre superior aos últimos meses de 2021. “Observa-se que o regime de teletrabalho não reduziu a movimentação dos processos, demonstrando que o Poder Judiciário de Mato Grosso está plenamente adaptado à nova forma de trabalho, sem perda aparente de produtividade na movimentação processual”, observou Thomás.
*comparativo janeiro de 2022 (azul) e janeiro de 2021 (roxo)
O Judiciário mato-grossense tem investido maciçamente em novas tecnologias a fim de acompanhar a crescente demanda de serviços, que aumentou ainda mais com a pandemia da Covid-19. Diversos avanços incorporados à rotina dos cidadãos, como a realização de videoconferências, uso do WhatsApp e serviços como o Balcão Virtual, foram adotados pela instituição.
Funcionamento – Atualmente, os pedidos de agendamento, para atendimento do magistrado ao público externo (operadores do Direito ou partes), deverão ser enviados por e-mail e serão respondidos em 48 horas, com prazo máximo de cinco dias úteis para o atendimento, que se dará por meio virtual.
Os pedidos de agendamento para atendimento do magistrado devem ser feitos por e-mail, no endereço indicado nos canais de acesso divulgados no portal https://coronavirus.tjmt.jus.br/, sendo vedada solicitação por meio de aplicativos de mensagem instantânea (WhatsApp/Telegram) para tal finalidade.
Apesar da presença de servidores nos prédios do Poder Judiciário, o atendimento ao público externo será realizado apenas de forma virtual, entre as 13h e 19h, por meio dos canais de acesso constantes do sítio eletrônico do TJMT. O atendimento das secretarias das unidades judiciárias será pelo Balcão Virtual.
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Lígia Saito
Coordenadoria de Comunicação da Presidência do TJMT
imprens@tjmt.jus.br