Enquete
Fechar
Enquetes anteriores

Poder Judiciário de Mato Grosso

 
Notícias

28.06.2021 07:57

Memórias: assista à entrevista em que Ferreira Leite conta um pouco da trajetória do Judiciário
Compartilhe
Tamanho do texto:
Com muitas histórias sobre o Poder Judiciário de Mato Grosso na bagagem, nesta segunda-feira (28 de junho), o desembargador José Ferreira Leite conta aos internautas um pouco dessa trajetória.
 
Dentre os assuntos abordados, ele rememorou o período em que o Fórum de Cuiabá não tinha prédio próprio e “morava de aluguel”, estando um dia na Avenida Getúlio Vargas, outro na Rua 13 de Junho e assim por diante. “Mato Grosso estava expandindo e necessitando de uma Justiça mais ágil, mas na Capital ela capengava sempre. Estávamos sempre mudando de um prédio para outro e sempre de um prédio melhor para um pior que, como se diz na gíria, era uma sofrência permanente. Naquele espaço foi construído um módulo, mas que pode ser transformado em três ou quatro e terá acomodação para quando Cuiabá tiver 2,5 milhões de habitantes, daqui a pouco.”
 
Na ocasião, ele também falou também da ampliação do acesso à Justiça ocorrido quando foi presidente. Em dois anos, foram 28 novas comarcas criadas, das quais 22 ficaram instaladas; 99 juízes nomeados, aumento de 20 para 30 desembargadores no TJMT e implantação da rede coorporativa do PJMT, que integrou 90% das comarcas.
 
“O dono do Judiciário é o povo e todos os cidadãos pagam seus impostos e têm direito de ter um Judiciário à altura de suas necessidades. Como poderíamos conceber que uma escritura de compra e venda de imóvel passado em qualquer cartório desse Brasil que tivesse abrangendo a área de Aripuanã teria que ser registrado em cartório da Capital. Era necessário que o PJMT fosse ao encontro do povo. Quando Judiciário vai para o interior, vai também o Ministério Público, a Defensoria Pública, a Polícia, os Cartórios Extrajudiciais. Enfrentei uma batalha que não foi fácil para todos nós do PJMT à época.”
 
Para assistir à íntegra da entrevista, clique AQUI.
 
Keila Maressa
Coordenadoria de Comunicação da Presidência do TJMT
imprensa@tjmt.jus.br