Enquete
Fechar
Enquetes anteriores

Poder Judiciário de Mato Grosso

 
Notícias

25.06.2021 14:31

Juíza de Várzea Grande irá integrar Observatório Nacional da Mulher na Política
Compartilhe
Tamanho do texto:
A magistrada Amini Haddad de Campos, do Juizado Especial Criminal de Várzea Grande (Jecrim), irá integrar o Observatório Nacional da Mulher na Política (ONMP), estrutura criada pela Secretaria da Mulher da Câmara dos Deputados, composta pela Coordenadoria dos Direitos da Mulher e pela Procuradoria da Mulher, em parceria com a Comissão de Defesa dos Direitos da Mulher.
 
O ONMP ainda será lançado e terá como objetivo a realização de estudos estratégicos e pesquisas sobre a situação política da mulher em âmbito nacional, estadual e municipal. As pesquisas subsidiarão a elaboração de proposições legislativas e o monitoramento de políticas públicas voltadas à garantia dos direitos das mulheres, especialmente os políticos e os de cidadania.
 
"Estarei, em conjunto com as nobres congressistas, nessa missão. Espero somar no delineamento de políticas essenciais à realização dos Direitos Humanos, em equidade de projeção”, avaliou Amini Haddad ao receber o convite e elogiar a iniciativa das deputadas. “A importância do observatório e das ações conjuntas de todos os Poderes e Instituições são evidenciadas pelas pautas inclusivas de Direitos Humanos, ressaltadas pela Agenda 2030/ONU. A participação feminina, para além da questão atinente à imprescindibilidade democrática, cumpre papel fundamental no desenho das políticas de Estado e Políticas Públicas, com projeção na dimensão dos Direitos Humanos de meninas e mulheres”, completa.
 
“A legitimidade e a densidade da democracia são elementares à equidade entre homens e mulheres. Somos parte considerável da sociedade, mais de 50%. A nossa voz precisa estar presente, em equidade representativa, para a devida atenção às demandas que nos afetam diretamente. Somos consumidoras da pauta política e pública, portanto não devemos estar excluídas dessas definições essenciais à sociedade”, ressaltou a juíza, que também e professora adjunta da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT).
 
 
Alcione dos Anjos
Coordenadoria de Comunicação da Presidência do TJMT
imprensa@tjmt.jus.br