Enquete
Fechar
Enquetes anteriores

Poder Judiciário de Mato Grosso

 
Notícias

05.04.2021 14:49

Zuquim fala de renúncias, conflito de interesse e ética na 1ª edição de Por dentro da Magistratura
Compartilhe
Tamanho do texto:
A passagem por atividades profissionais como engraxate, delegado de polícia, bem como experiências que mudaram sua forma de oferecer justiça, são alguns dos assuntos que serão abordados pelo desembargador José Zuquim Nogueira no programa ‘Por dentro da Magistratura’. O bate-papo virtual, já está no ar com o primeiro programa transmitido pelo canal oficial do Poder Judiciário de Mato Grosso e da Escola Superior da Magistratura de Mato Grosso.
 
O entrevistado, fala também de assuntos como decisão subjetiva do magistrado para declarar seu impedimento em causas a serem julgadas, momentos de renúncia à família e aos amigos em prol da magistratura, bem como conflito de interesse entre magistrados e advogados durante a pandemia. Zuquim tem 35 anos de carreira no Poder Judiciário de Mato Grosso e coleciona lições e conhecimento adquiridos nesse tempo. Atualmente, ele ocupa a cadeira de Corregedor-Geral de Justiça de Mato Grosso.
 
Por dentro da Magistratura – O projeto visa apresentar os magistrados e magistradas atuantes do Poder Judiciário de Mato Grosso, bem como as experiências adquiridas ao longo do tempo. Serão entrevistados desembargadores e juízes estaduais que possuem experiência e serviços relevantes prestados à sociedade.
 
O projeto foi idealizado pelo desembargador diretor-geral da Esmagis, Marcos Machado, e integra o objetivo 8, qual seja, “Melhorar a comunicação da Escola da Magistratura com os Magistrados”, disposto no Planejamento Estratégico traçado para da escola até 2023.
 
Ao longo do biênio 2021 e 2022, a Esmagis também desenvolverá outros projetos como mestrado, pós-graduação, cursos de aperfeiçoamento em Direito, Ética, Filosofia e Sociologia, além de pesquisas e debates específicos desenvolvidos pelo Grupo de Estudos de Magistratura de Mato Grosso (Esmagis/Emam). Também está previsto para o mês de maio o projeto “Memórias do Poder Judiciário”, que tem como escopo entrevistar os responsáveis por iniciativas e práticas que possibilitaram a evolução, crescimento e fortalecimento do Poder Judiciário do Estado de Mato Grosso, em resgate da memória, em vida, daqueles magistrados e magistradas que foram precursores da história do TJMT. A primeira edição já está marcada para 3 de maio.

 
Keila Maressa
Coordenadoria de Comunicação da Presidência do TJMT
imprensa@tjmt.jus.br